Ouvindo...

‘Bola de fogo’ no céu de Minas: Agência Espacial Brasileira comenta fenômeno

O ponto luminoso passou em alta velocidade, alertando a população de cidades do interior do estado

Bola de fogo passando sobre Ipatinga, no Vale do Aço

A Agência Espacial Brasileira (AEB) emitiu posicionamento sobre o objeto voador não identificado (Ovni), semelhante a uma bola de fogo, que cruzou o céu sobre cidades mineiras, em especial no Vale do Aço e Norte do estado, e baianas, na noite dessa segunda-feira (28).

Em contato com a Itatiaia, a AEB afirmou que “ainda não tem as características dele, não podendo afirmar tratar-se de meteoro, meteorito ou lixo espacial”, porém, ressaltou que “a maioria desses objetos se desintegram ao entrar na atmosfera e não chegam a impactar o solo”.

Veja a nota da AEB, na íntegra:

“A Agência Espacial Brasileira (AEB) tomou conhecimento do objeto luminoso que foi visto no céu de diversas cidades do país, mas informa que ainda não tem as características dele, não podendo afirmar tratar-se de meteoro, meteorito ou lixo espacial.

Ressaltamos que a maioria desses objetos se desintegram ao entrar na atmosfera e não chegam a impactar o solo.

A AEB continuará acompanhando o caso e prestará novas informações assim que houver atualizações relevantes.”

Leia também

Aparição intriga população

Um objeto luminoso foi visto cruzando o céu de cidades mineiras na noite desta segunda-feira (27). A reportagem da Itatiaia recebeu um vídeo registrado no município de Ipatinga, na região do Vale do Aço. Nas redes sociais, moradores da Região Norte do estado e da Bahia também afirmaram ter visto o objeto.

“Tenho costume de levar meu filho de 3 anos para olhar o céu e as estrelas pela janela. Quando me aproximei, vi um rastro e coloquei o celular para filmar”, contou o assessor Leonardo Werneck, morador do bairro Veneza, em Ipatinga. O vídeo foi registrado por ele às 21h50.

Assista:

Nas redes sociais, usuários também relataram terem visto a bola de fogo. “Bola de fogo passando lentamente no Norte de Minas Gerais, quem mais viu?”, escreveu um usuário do “X” que disse ser de Brasília de Minas, no Norte do estado.

Ele foi respondido por uma moradora de Janaúba, no Norte de Minas, e um morador da Bahia, que também avistaram o ponto luminoso. Outros moradores, especialmente do Norte de Minas, também comentaram o fato.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.