Ouvindo...

Meteoro? Bola de fogo cruza o céu em Minas Gerais e intriga moradores; assista

O ponto luminoso passou em alta velocidade, alertando a população de cidades do interior do estado

Bola de fogo passando sobre Ipatinga, no Vale do Aço

Um objeto luminoso foi visto cruzando o céu de cidades mineiras na noite desta segunda-feira (27). A reportagem da Itatiaia recebeu um vídeo registrado no município de Ipatinga, na região do Vale do Aço. Nas redes sociais, moradores da Região Norte do estado e da Bahia também afirmaram ter visto o objeto.

“Tenho costume de levar meu filho de 3 anos para olhar o céu e as estrelas pela janela. Quando me aproximei, vi um rastro e coloquei o celular para filmar”, contou o assessor Leonardo Werneck, morador do bairro Veneza, em Ipatinga. O vídeo foi registrado por ele às 21h50.

Assista:

Nas redes sociais, usuários também relataram terem visto a bola de fogo. “Bola de fogo passando lentamente no Norte de Minas Gerais, quem mais viu?”, escreveu um usuário do “X” que disse ser de Brasília de Minas, no Norte do estado.

Ele foi respondido por uma moradora de Janaúba, no Norte de Minas, e um morador da Bahia, que também avistaram o ponto luminoso. Outros moradores, especialmente do Norte de Minas, também comentaram o fato:

Leia também

A Itatiaia entrou em contato com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e questionou o que seria o objeto luminoso. Até a publicação da matéria, a AEB não se manifestou.

Bola de fogo cruzou o céu em MG em maio

Um fenômeno parecido foi registrado em Minas Gerais no último dia 14 de maio. Na ocasião, uma bola de fogo cruzou o céu na noite dessa quarta-feira (14) em várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, o Vale do Mucuri, a região Norte e a Central do estado.

Imagens do fenômeno foram compartilhadas nas redes sociais e geraram curiosidade entre internautas e pessoas que presenciaram o momento, que também pôde ser visto em regiões de Goiás e do Distrito Federal.

Segundo o professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Renato Las Casas, o objeto, provavelmente, era “lixo espacial”. “Qualquer coisa feita pelo homem que está sem utilidade no espaço é lixo espacial. Pode ser desde lascos de satélite ou até um foguete, como é o que está sendo especulado neste caso”, explica o professor.

“Estão desconfiando que seja um foguete da Space X. Vendo os registros dá para perceber que é um lixo espacial, visto que ele não estava tão rápido para ser um meteoro e não estava tão baixo para ser um avião. Neste contexto, sobra o lixo espacial”, conclui o especialista.

Nas redes sociais, as pessoas se assustaram e questionaram o que seria a bola de fogo.

“Meteoro passando aqui no bairro. Deus seja louvado. O que será isso? Crê em Deus pai. O que será aquilo, meu pai do céu? Credo! Eu já vi isso quando eu era moleque, lá na roça”, disse uma testemunha em uma das imagens obtidas pela Itatiaia.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa que raramente objetos como o avistado nessa quarta-feira atingem o solo, visto que queimam integralmente antes disso. Ainda não se sabe ao certo o que causou a bola de fogo no céu.

“Até este momento, a AEB não teve confirmação das características do objeto, não podendo afirmar tratar-se de reentrada de meteorito, parte de satélites ou de foguetes. Também não há confirmação do objeto ter caído em território nacional”, diz a agência.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.