Megaoperação contra o Comando Vermelho: veja áreas atingidas e interditadas no RJ

Ação, considerada a mais letal do estado, teve como foco a Penha e Complexo do Alemão.

Avenida Brasil, Linha Amarela, Grajaú-Jacarepaguá e Cidade de Deus são as vias mais afetadas

A megaoperação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), realizada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro, resultou na morte de 64 pessoas e na prisão de 81 suspeitos. A ação, considerada a mais letal do estado, teve como foco a Penha e Complexo do Alemão.

Ao todo, mais de 20 coletivos foram sequestrados e 120 linhas de ônibus estão com itinerários alterados, afetando a mobilidade principalmente em vias como a Avenida Brasil, Linha Amarela, Grajaú-Jacarepaguá e Cidade de Deus.

Universidades e escolas também anunciaram o cancelamento das aulas nesta terça (28).

Megaoperação

Deflagrada após mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a “Operação Contenção” contou com cerca de 2,5 mil agentes, além de drones, helicópteros, blindados e veículos utilizados para remoção de barricadas.

A ação contou ainda com a participação de promotores do Ministério Público Estadual. Assim que os policiais chegaram, houve intensa troca de tiros.

Um vídeo registrou o momento em que traficantes do Comando Vermelho (CV) lançaram bombas contra policiais usando um drone, durante a megaoperação. Barricadas em chamas também foram criadas pelos criminosos.

Entre os mortos estão quatro policiais:

  • Rodrigo Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna);
  • Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido na corporação como “Máskara”. Ele havia sido recém-promovido a chefe de investigação da 53ª DP (Mesquita);
  • O policial do Bope Cleiton Searafim Gonçalves;
  • Herbert, também do Bope.

A Operação Contenção já é a mais letal da história da capital fluminense. Segundo dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni-UFF), que mapeia ações policiais desde 1989, o número de mortes é o dobro do registrado na favela do Jacarezinho, em maio de 2021, quando 28 pessoas foram mortas no confronto.

Braço direito de líder do CV é preso

Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão da Quitungo”, apontado como braço direito de Doca - líder do Comando Vermelho - e chefe do tráfico no Morro do Quitungo, na Penha, foi preso nesta terça (28).

De acordo com o Governo do Rio, Belão teria ordenado a invasão de um prédio na comunidade do Quitungo para fazer cobranças ilegais aos moradores.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...