BH tem alerta para chuvas significativas nas próximas 48 horas

Previsão indica acumulado de até 100 mm e risco de transtornos em todas as regiões da capital nas próximas 48 horas

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta terça-feira (16), um alerta para a possibilidade de chuvas significativas na capital mineira nas próximas 48 horas.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Dayan Carvalho, o boletim indica previsão de chuva em todas as regiões da cidade.

“Esse alerta vale para toda Belo Horizonte. É importante observar três características da chuva: intensidade, duração e frequência. Os modelos numéricos apontam acumulados em torno de 100 milímetros nas próximas 48 horas. Dependendo de como essa chuva se distribuir, pode haver impactos significativos no município”, explicou.

Leia também:

O boletim destaca que a atenção deve ser redobrada, já que uma chuva como a registrada na madrugada — cerca de 40 milímetros em apenas uma hora e meia — já é suficiente para provocar transtornos na cidade.

A Defesa Civil informou ainda que, mesmo após esse período de 48 horas, a previsão indica continuidade das chuvas, mantendo Belo Horizonte em nível de alerta nos próximos dias.

Acumulado de chuva

Choveu 17,2% do volume esperado para todo o mês em apenas 12 horas na região Nordeste. De acordo com dados atualizados pelo órgão às 6h30, o acumulado na região foi de 58,4 milímetros. Em Venda Nova, o volume de chuva também foi expressivo: 34,5 milímetros, o que corresponde a 10,2% do previsto para os 31 dias de dezembro.

Leia também

O volume de chuva acumulado em dezembro já se aproxima da média mensal em várias regiões de Belo Horizonte.

A Centro-Sul lidera os registros, com 282,2 mm, o equivalente a 83,5% do esperado para o mês. Em seguida aparecem as regiões Nordeste, com 249,6 mm (73,6%), e Leste, com 240,4 mm (70,9%).

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...