Desabamento em Sabará: criança ficou soterrada por 40 minutos e foi resgatada por vizinhos

O menino de 5 anos soterrado após um muro de arrimo ceder e provocar o desabamento de uma casa foi reanimado por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu por 50 minutos

Casa desaba em Sabará e deixa criança ferida

Testemunhas relataram que a criança de 5 anos que morava na casa que desabou no bairro Morro de São Francisco, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou soterrada por cerca de 40 minutos e foi resgatada com a ajuda de vizinhos.

Ao todo, cinco pessoas foram atingidas pelo desabamento. O menino e um adulto ficaram soterrados. A criança foi reanimada, intubada e encaminhada ao Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Uma das moradoras da região, Ana Paula Sousa Batista, de 45 anos, cozinheira, contou que acordou com o barulho do desabamento por volta das 5h.

“Teve um estrondo. Eu acordei assustada e escutei a mãe do menino gritando. Subi por trás da minha casa para ver o que tinha acontecido, e os vizinhos começaram a chegar. Todo mundo desceu e começou a tirar tijolos e ferragens de cima dele. Ele ficou cerca de 40 minutos soterrado”, relatou.

Segundo a testemunha, uma criança mais velha conseguiu escapar, mas o menino de 5 anos não teve a mesma sorte.

“O mais velho escutou o estrondo e conseguiu sair. O pequenininho não. A mãe dele pedia socorro o tempo todo. Se não fossem os vizinhos, talvez ele não tivesse resistido”, disse.

O menino foi retirado dos escombros desacordado. De acordo com Ana Paula, o Corpo de Bombeiros chegou rapidamente e iniciou os atendimentos no local.

Leia também

“Eles chegaram rápido e começaram os primeiros socorros. Ficaram cerca de 45 minutos fazendo massagem cardíaca até ele voltar. E voltou, graças a Deus”, contou.

Chove na região desde o fim da tarde dessa segunda-feira (16). O secretário de Defesa Civil de Sabará, coronel Flávio Godinho, confirmou que o imóvel estava localizado em uma área de risco.

O coronel também informou que R$ 10 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já estão previstos para intervenções na região afetada pelo desabamento.

Medo entre vizinhos

Moradores relataram medo de novos deslizamentos, especialmente por conta do terreno íngreme e das chuvas constantes.

“É só barranco. Quando começa a chover, a terra desce, cai barranco. Aqui é complicado. Eu nunca vi algo assim tão perto, ainda mais envolvendo uma criança de 5 anos. Tenho um filho de 10 anos e estamos todos muito assustados. O bairro inteiro está com medo”, afirmou Ana Paula.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...