A
De acordo com o coronel Flávio Godinho, secretário de Defesa Civil do município, em declaração ao Jornal da Itatiaia, o imóvel estava localizado em uma área de risco. O coronel também informou que R$ 10 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já estão previstos para intervenções na região afetada pelo desabamento.
Na casa morava uma família formada por um casal e três filhos. Uma das crianças, de 5 anos, sofreu parada cardiorrespiratória e precisou passar por manobras de reanimação no local por quase uma hora. “Os bombeiros conseguiram reverter o quadro, e a
A Defesa Civil de Sabará segue realizando vistorias no local e em imóveis no entorno, para avaliar as causas do colapso da estrutura e o risco para outras residências. “Ainda é muito cedo para afirmar o que provocou o desabamento. Neste primeiro momento, estamos isolando a área e avaliando a situação. As famílias estão sendo retiradas por segurança”, explicou o secretário.
O município permanece em estado de atenção para risco geológico e hidrológico. De acordo com a Defesa Civil, o Rio das Velhas segue dentro da calha, sem risco imediato de transbordamento. No entanto, a principal preocupação no momento é com deslizamentos, desabamentos e movimentação de massa, em razão da saturação do solo provocada pelas chuvas.