Ouvindo...

Quais flores NÃO dar no Dia dos Namorados? Florista aconselha as que você deve evitar

Dia dos Namorados no Brasil é celebrado em 12 de junho e as flores estão entre os presentes mais procurados

Imagem ilustrativa de buquê de flores

As flores estão entre os presentes mais procurados para o Dia dos Namorados - uma pesquisa da CDL de Belo Horizonte mostra que 8,6% dos casais pretende presentear com elas nesta data.

O mercado já se preparou - neste ano de 2025 um carregamento de 60 toneladas de rosas colombianas chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos para abastecer o mercado para a data - 20% acima do total de 2023.

Se as rosas são a opção mais óbvia, é preciso ter algum cuidado se a ideia for inovar. Há opções surpreendentes para a data - só que você não quer surpreender negativamente, não é?

A Itatiaia conversou com Tayná Ramos, florista e docente do curso de Florista do Senac-MG, para saber quais flores evitar.

Leia também

É tudo culpa da cultura

O primeiro ponto a levar em conta é que o significado de determinados gestos e flores é cultural. “Nós é que atribuímos significado às coisas. E aí esse significado se torna algo cultural, né? Vai passando de pai para filho”, explica Tayná Ramos.

Também por isso, uma mesma flor pode ter significados diferentes e até opostos para duas pessoas. “A flor em si ela não tem significado negativo, o significado associado a ela é muito legal, tem a ver com prosperidade, com paz, com inteligência, sabedoria. Mas para aquela pessoa com quem você se relaciona, em algum momento, aquela flor ou teve uma questão marcante que teve um significado negativo, por exemplo. Às vezes é uma flor que a mãe gostava muito ou que o pai gostava muito e aquela pessoa perdeu o pai e a mãe. Então muitas vezes acaba que aquela flor traz tristeza para a pessoa, nostalgia”, pondera Tayná.

Por isso, o ponto mais importante: mais do que conhecer o significado das flores, é conhecer a pessoa com quem você se relaciona. "É justamente se aprofundar na relação”, completa a especialista.

Flor proibida

Deu para entender que depende do contexto, não é? Porém, há uma flor que não é recomendada em nenhuma hipótese para o Dia dos Namorados ou para outras ocasiões românticas - o “cravo de defunto”.

Como o próprio nome diz, ele é associado à morte. “Não só na nossa cultura, mas em outras também”, comenta Tayná. “Ele também tem um cheiro muito forte e característico, né? Então, quando a pessoa ela recebe aquele aquele cravo de presente, ela inclusive vai associar, muitas vezes, o cheiro característico a uma situação de velório”, completa.

Cravo de defunto

E, atenção - para muitas pessoas, essa associação se estende a qualquer cravo, de qualquer espécie. Por isso, na dúvida, melhor evitar.

Confira as flores que você não deve oferecer de presente nesta data:

  • Cravo

Já deu para entender por que é bom evitar a flor. Se mesmo assim você quiser presentear com essa flor, Tayná explica que existem várias espécies de cravo, com várias cores diferentes. Entre eles, o amarelo é o mais complicado - ele representa desdém, rejeição.

Por isso, nunca deve ser o escolhido para o Dia dos Namorados ou para outros presentes românticos.

Narcisos selvagens

  • Narciso

É uma flor ligada ao amor não correspondido. Por isso, deve ser evitada.

Além disso, pode dar margem para ligação com o mito grego de Narciso, que se apaixonou pela própria imagem refletida na água.

Hortênsia

  • Hortênsia

"É uma flor muito ligada ao coração. Então, o significado negativo dela, por exemplo, é falta de coração, né?”, explica Tayná Ramos. Apesar de muito bonita, se não tiver certeza que seu parceiro ama, melhor evitar.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.