O alistamento militar obrigatório começa nesta quinta-feira (1°) e seguirá até o dia 30 de junho. O serviço é exigido para todas as pessoas brasileiras do sexo masculino, inclusive residentes no exterior, que completam 18 anos em 2026.
O processo é inteiramente gratuito, mas pode contar com multas aos candidatos que percam o prazo, além da necessidade de inscrição no ano seguinte para que se cumpra a seleção.
Pessoas que tenham algum impedimento de saúde ou deficiência que impossibilite o serviço militar podem ser dispensadas do alistamento mediante a apresentação de documentos e laudos médicos. Em caso de incapacidade absoluta, o cidadão pode ser representado por tutor ou curador legalmente instituído.
Na existência de débito com a justiça militar, os jovens do sexo masculino podem ser impedidos de cumprir com determinadas atividades da vida legal:
- Obter ou renovar passaporte;
- Inscrever-se em concursos públicos;
- Matricular-se em faculdades ou universidades;
- Assinar contratos com o governo do Brasil.
Alistamento feminino no Exército
Pela segunda vez consecutiva, o alistamento está disponível também para pessoas do sexo feminino que queiram participar. O serviço militar feminino contará com 1.467 vagas: 1.010 para o Exército do Brasil, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha do Brasil.
As vagas estão distribuídas entre 145 municípios de 21 estados da federação. Em nota, o Ministério da Defesa informou defender a expansão gradual do programa no decorrer dos próximos anos.
Passos do alistamento militar
Após o fim do prazo de inscrições, o candidato deverá acessar o site do Exército Brasileiro para saber o estado do processo, nesse momento, deve constar também o Certificado de Alistamento Militar.
Para os candidatos dispensados, é necessário que se cumpra o rito de juramento da bandeira para obtenção do Certificado de Dispensa de Incorporação, utilizado em processos de matrículas em universidades e vagas de emprego.
Aos que seguem no processo de serviço militar obrigatório, uma convocação será feita para realização de exames médicos, odontológicos, testes de aptidão física e entrevistas sobre habilidades e interesse em servir.
*Sob supervisão de Rayllan Oliveira