Um avião com 60 toneladas de rosas colombianas pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos. O produto ajuda a abastecer o mercado brasileiro às vésperas do
Por se tratar de um item perecível, as flores chegaram armazenadas sob temperatura controlada (2°C a 8°C) para garantir sua qualidade até a comercialização no varejo, no dia 12 de junho.
As rosas de diferentes cores e tamanho de haste vieram em um voo charter, ou seja, exclusivo. Elas foram cultivadas por ao menos 11 produtores colombianos e a negociação envolveu três importadores. A maior quantidade era de rosa vermelha, por ser a mais procurada na data comemorativa.
A aeronave pousou em Viracopos, maior aeroporto de carga do país, pela manhã do dia 30 de maio e o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou a fiscalização à noite, logo após a carga ser disponibilizada. O trabalho só foi finalizado na manhã do dia 31.
De acordo com a chefe do Vigiagro de Viracopos, Rita Lourenço, toda a carga estava conforme do ponto de visto fitossanitário, ou seja, o Mapa
Ao desembarcarem, as rosas foram armazenadas em câmaras frias do terminal de cargas, inspecionadas e, só depois, liberadas para o transporte terrestre.