Ouvindo...

Primeira semana da primavera deve ter chuva em MG, SP, RJ e ES; confira a previsão

Instabilidade deve provocar tempestades no Sudeste e Centro-Oeste; Norte terá acumulados acima de 100 mm

Inicio da Primavera pode ter chuvas em MG, SP, RJ e ES

A primeira semana da primavera será marcada por chuvas em várias regiões do país, com destaque para os estados do Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A combinação de umidade elevada, calor e circulação de ventos pode favorecer a formação de áreas de instabilidade em diferentes partes do Brasil.

Norte terá acumulados acima de 100 mm

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva são esperados entre o Amazonas e Rondônia, onde os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros, especialmente no oeste do Amazonas. No Tocantins, Acre, Roraima e sul do Pará, os volumes não devem passar de 20 mm.

Já no norte do Pará e no Amapá, a previsão é de tempo seco na maior parte do território, com possibilidade apenas de chuvas isoladas.

Nordeste pode permanecer com tempo seco

Grande parte do interior do Nordeste deve permanecer com tempo seco e sem chuvas ao longo da semana. A situação será mais crítica na Bahia, Piauí, região central do Ceará, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 25%.

Até quarta-feira (24), áreas de instabilidade devem provocar chuvas isoladas sobre o sul e oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e Piauí. A partir de quinta-feira (25), as precipitações ganham força entre o litoral da Bahia e Sergipe.

Centro-Oeste terá tempestades

No Centro-Oeste, o avanço de um sistema frontal deve provocar tempestades entre segunda (22) e quarta-feira (24). A previsão vale para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com volumes entre 10 e 20 mm.

Nessas áreas, há risco de chuvas fortes, rajadas de vento, raios e queda de granizo em pontos localizados. A partir de quinta-feira (25), a tendência é de diminuição das chuvas, com registro apenas de pancadas isoladas. Ao longo da semana, a umidade relativa do ar deve aumentar em grande parte da região.

Chuva aumenta no Sudeste

O Sudeste terá aumento das chuvas ao longo da semana com a chegada de um sistema frontal. Os maiores volumes, de até 40 mm, devem se concentrar em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul de Minas Gerais.

Nessas áreas, existe a possibilidade de tempestades com rajadas de vento e queda de granizo, principalmente até quarta-feira (24). Nas demais regiões do Sudeste, a previsão é de chuvas localizadas e aumento da umidade do ar.

Sul deve ter instabilidade

No Sul, a passagem de uma frente fria deve provocar tempestades no centro e norte do Paraná no início da semana, com ventos fortes e queda de granizo.

Ao longo dos dias, a tendência é de diminuição da chuva na maior parte da região, restando apenas pancadas isoladas no litoral de Santa Catarina e Paraná. No fim de semana, a previsão indica o retorno de chuvas mais intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas