Ouvindo...

Polícia resgata 90 aves de Minas Gerais transportadas ilegalmente em porta-malas para o RJ; suspeitos foram presos

Aves são da espécie trinca-ferro e estavam dentro do porta-malas do carro

O trinca-ferro é uma espécie nativa do Brasil, conhecido principalmente pelo seu canto melodioso

Agentes da Delegacia do Meio Ambiente do Rio de Janeiro resgataram, nessa terça-feira (5), 90 aves silvestres que seriam vendidas em uma feira. Os animais, da espécie trinca-ferro, saíram de Minas Gerais com destino a Duque de Caxias e estavam sendo transportados em um porta-malas, dentro de caixas de papelão pequenas.

Dois homens, que estavam no carro, foram presos em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.

Leia também

A pena para quem trafica animais silvestres varia de seis meses a um ano de prisão e multa. As aves foram resgatadas e encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),no Rio de Janeiro.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) estima que cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados do Brasil anualmente para o comércio ilegal. Com isso, a prática fica na terceira posição entre as maiores atividades ilícitas do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. A entidade considera que esse comércio ilegal movimente entre US$ 10 e US$ 20 bilhões por ano no mundo, sendo que 10% desse valor corresponde ao Brasil.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.