Ouvindo...

Operação da PF mira organização criminosa especializada no tráfico internacional de armas

Após investigações, a PF identificou um grupo criminoso responsável pelo envio de cerca de 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (20), uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de armas. A ação é desdobramento da ‘Operação Senhor das Armas’, deflagrada em 2017, que apreendeu 60 fuzis no Aeroporto do Galeão.

Após investigações, a PF identificou um grupo criminoso responsável pelo envio de cerca de 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro. No território fluminense, o armamento era distribuído à maior facção criminosa do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Federal, o líder da organização criminosa, que foi identificado, utilizava pessoas físicas e jurídicas para aquisição de imóveis e bens voltados para a lavagem do dinheiro obtido por meio do tráfico internacional de armas.

Leia também

A operação tem o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e empresariais ligados aos integrantes do grupo criminoso, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, bairros da Zona Oeste do Rio. Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro e o bloqueio de bens e ativos no valor total de R$ 50 milhões.

Ao todo, cerca de 80 policiais federais e 10 policiais civis cumprem os mandados, e contam com apoio do MPF, do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRA) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP).

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e corrupção passiva.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.
Leia mais