Polícia apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Dinheiro seria usado para financiar ações da facção

Polícia Civil foi responsável pela operação

Um esquema de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho foi desmontado pela Polícia Civil nessa terça-feira (23). A operação foi realizada em conjunto pelas divisões dos estados do Rio de Janeiro e do Amazonas.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que os agentes apreenderam R$ 1,7 milhão em espécie, no município de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus (AM).

Leia também

A apreensão envolveu troca de informações entre as corporações e um trabalho de inteligência que permitiu o flagrante no momento em que o dinheiro seria sacado de uma agência bancária, por um representante da facção. O montante seria utilizado para financiar ações de logística do grupo.

De acordo com a Polícia Civil do Rio, o Comando Vermelho utilizava empresas de fachada para lavar dinheiro de atividades ilícitas no Amazonas. A Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que coordenou a operação, identificou que a facção fazia transferências fracionadas para laranjas, “com o objetivo de ocultar e dissimular a origem dos ilícitos”, disse, em nota à imprensa.

* Com informações da Agência Brasil.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...