Operação no Aglomerado da Serra, em BH, prende suspeitos envolvidos em morte no Funcionários

Operação cumpre mandados e faz flagrantes por drogas; ação também atinge 23 unidades do sistema prisional em Minas

A investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tem como foco inicial a morte de Júlio César Ferreira Peixoto, conhecido como “Julinho” ou “Grandão”, apontado como ligado ao tráfico de drogas no Aglomerado da Serra

A operação conjunta das forças de segurança no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, mira envolvidos no homicídio registrado no fim de semana no bairro Funcionários, na mesma região, e já resultou em prisões e apreensões.

As informações foram confirmadas na manhã desta terça-feira (23) por fontes da Itatiaia.

A investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tem como foco inicial a morte de Júlio César Ferreira Peixoto, conhecido como “Julinho” ou “Grandão”, apontado como ligado ao tráfico de drogas no aglomerado. Segundo a polícia, ele exercia uma função ligada às finanças do grupo criminoso.

De acordo com as investigações, o crime teria relação com disputa interna e mudança de alianças entre facções. A linha indica que a vítima e um líder do tráfico preso no interior do estado mantinham parceria com o Terceiro Comando Puro (TCP), enquanto subordinados buscavam aproximação com o Comando Vermelho (CV).

A execução, ainda segundo a polícia, teria ocorrido dentro do próprio núcleo criminoso.

Prisões e flagrantes

Até o momento, a polícia confirmou duas prisões com mandado, de investigados por participação na trama do homicídio. Além disso, houve três prisões em flagrante durante diligências, relacionadas ao tráfico de drogas.

Leia também

Em uma das ações, no na Vila Cafezal, um suspeito foi preso pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com duas motocicletas clonadas. Em outra ocorrência, após um baile funk, dois homens fugiram de moto ao perceberem a presença policial, bateram em um carro e ficaram feridos; com eles, foram encontradas drogas.

Os dois receberam atendimento médico e permanecem sob custódia.

Ação no sistema prisional

A operação também se estende ao sistema prisional. 23 unidades em Minas Gerais foram alvo de ações da Polícia Penal, com revistas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências de presos, com foco na desarticulação de lideranças criminosas.

As forças de segurança devem detalhar os resultados em coletiva de imprensa prevista para as 15h.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.

Ouvindo...