Equipamento de mergulhador volta vazio à superfície após acidente em Mariana

Trabalhador desapareceu na tarde de ontem (23) durante um trabalho de manutenção na Usina PCH Furquim Hidrelétrica; principal hipótese aponta para soterramento da vítima

Acidente ocorreu por volta das 17h45

O Corpo de Bombeiros informou, nesta quarta-feira (24), que o equipamento do mergulhador desaparecido após acidente e usina hidrelétrica voltou à superfície vazio. O trabalhador desapareceu na tarde de ontem (23) durante um trabalho de manutenção na Usina PCH Furquim Hidrelétrica, em Mariana, Região Central de Minas.

O acidente ocorreu por volta das 17h45, mobilizando militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e do Posto Avançado local.

O acidente

De acordo com informações da empresa terceirizada responsável pelo serviço, o profissional realizava uma operação de dragagem para desobstrução da comporta de fundo da represa. Momentos antes do incidente, o mergulhador chegou a comunicar via rádio que havia uma queda de material, mas ressaltou que a situação estava dentro da normalidade para a atividade.

Pouco depois, o supervisor de mergulho relatou ter ouvido um estrondo, seguido pelo surgimento de bolhas na superfície da água próximo à comporta. Imediatamente após o ruído, a comunicação com o profissional foi interrompida.

Operação de resgate

A equipe de segurança acionou o protocolo de emergência e tentou içar o mergulhador. No entanto, apenas o equipamento de mergulho retornou à superfície. Militares que atuam no caso trabalham com a principal hipótese de que a vítima tenha sido soterrada pelo material próximo à comporta.

Devido às condições de risco e à falta de visibilidade no final do dia de ontem, os mergulhos dos bombeiros foram suspensos durante a noite. Um novo protocolo de ação foi alinhado entre os militares, a empresa prestadora de serviço e a administração da hidrelétrica para esta quarta (24). Nove militares do Corpo de Bombeiros trabalharam nesse primeiro dia de buscas.

Até o momento, não há informações sobre a identidade do mergulhador.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...