Bombeiros encontram corpo de mergulhador morto em hidrelétrica de Mariana

Trabalhador estava desaparecido desde a tarde de terça (23) após uma manutenção de uma comporta na Usina PCH Furquim Hidrelétrica

Equipamento de mergulhador voltou vazio à superfície após acidente em Mariana

O Corpo de Bombeiros encontrou, na tarde desta quarta-feira (24), o corpo do mergulhador que trabalhava em reparo em hidrelétrica em Mariana, Região Central de Minas. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima é Anderson Pereira Gontijo.

O trabalhador desapareceu na tarde de terça (23) durante uma manutenção na Usina PCH Furquim Hidrelétrica. Durante o reparo de uma comporta, a equipe que acompanhava o serviço em superfície perdeu o contato com o mergulhador.

Durante as buscas, a equipe de segurança acionou o protocolo de emergência e tentou içar o mergulhador. No entanto, apenas o equipamento de mergulho retornou à superfície.

Segundo informações colhidas com representantes da empresa terceirizada, que prestava serviço para a hidrelétrica, ao fazer uma dragagem para desobstrução da comporta de fundo da represa de Furquim, o mergulhador, que realizava o reparo, repassou ao supervisor de mergulho que estava com queda de material - sedimentos - dentro da normalidade da atividade.

Após minutos, o supervisor de mergulho observou um estrondo seguindo de bolhas subindo na flor da água, próximo à comporta e em seguida perdeu comunicação com o mergulhador. Foi realizado o procedimento de emergência, seguindo protocolo da empresa, em que foi puxado o mergulhador, entretanto somente o equipamento veio a sair na superfície.

Nove militares do Corpo de Bombeiros trabalharam nas buscas. O corpo foi localizado, por volta das 14h30, por Militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e do Posto Avançado de Mariana.

Segundo a Polícia Militar, a ocorrência foi tratada como acidente de mergulho com óbito presumido.

O mergulhador trabalhava na empresa MAR E AR Serviços Subaquáticos Ltda., que prestava serviço à Usina PCH Furquim da Maynart, em Mariana. Em nota, o Grupo NEC, responsável pela Usina lamentou a morte.

"É com profundo pesar que o Grupo NEC informa que na tarde da última terça-feira (23/12), durante uma atividade regular de desobstrução da comporta de fundo na PCH Furquim, da Maynart, em Mariana (MG), ocorreu um incidente que resultou no falecimento de um mergulhador profissional da empresa MAR E AR Serviços Subaquáticos Ltda.

As causas do incidente estão sendo investigadas. O Grupo NEC tem dado todo suporte a família e se solidariza com parentes e amigos neste momento de grande consternação”, disse.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...