A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes acredita que seja precipitada a decisão de suspensão da venda de bebidas destiladas, adotada por alguns estabelecimentos em Belo Horizonte, após a
Em nota enviada à Itatiaia, nesta quinta-feira (2), o órgão ressaltou que ainda não há nenhum caso de contaminação comprovada com origem no consumo em bares. Porém, tratou a situação como compreensível, diante do medo inicial.
Na nota, a Abrasel afirmou que os bares e restaurantes seguem funcionando normalmente em todo o Brasil, com movimento estável e sem registro de casos confirmados ligados ao setor.
Segundo a associação, não há justificativa para medidas generalizadas de restrição, que acabam penalizando negócios que atuam de forma correta e transparente.
Questionada pela Itatiaia, a Abrasel informou que ainda não possui um levantamento sobre o número de negócios que estão suspendendo a venda de bebidas.
Clubes suspendem vendas de destilados em BH
O Minas Tênis Clube suspendeu temporariamente a venda de destilados em todas as suas unidades de Belo Horizonte.
A medida, em vigor desde quarta-feira (1º), segue um movimento iniciado em clubes tradicionais de São Paulo, que interromperam a comercialização dessas bebidas após recomendação do sindicato da categoria, em razão de recentes casos de
Vale ressaltar que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até essa quarta (1º),
Em comunicado enviado a conselheiros, o Minas Tênis informou: “Para maior prevenção e cuidado com todos os minastenistas, comunicamos que, a partir de 1º/10, está suspensa, de forma temporária, a venda de produtos destilados nos restaurantes e lanchonetes do clube.”
Nesta quinta (2), o Iate Tênis Clube, na Pampulha, também aderiu à restrição. “A medida tem caráter preventivo e de cuidado, considerando as graves denúncias de falsificação desses produtos divulgadas recentemente pelos meios de comunicação”, destaca nota.
Procurado pela Itatiaia, o Pampulha Iate Clube (Pic), na Pampulha, informou inicialmente que não iria suspender a venda, mas mudou de posição após realizar uma reunião extraordinária.
O ASPRA/PMBM e o Mackenzie Esporte Clube também suspenderam a venda de destilados “por tempo indeterminado”.
A cafeteria Café Bonjour foi outro estabelecimento que anunciou a paralisação das vendas.
Intoxicação por metanol: 43 casos são notificados e 17 mil garrafas de bebidas são apreendidas Ministro recomenda evitar destilados e alerta: ‘Intoxicações por metanol devem aumentar’ ‘Qualquer bebida pode ser falsificada’, alerta Vigilância Sanitária sobre casos de intoxicação por metanol
As notas da Abrasel
Leia, na íntegra, as duas notas enviadas pela Abrasel à reportagem da Itatiaia. Veja
Nota 1: “A Abrasel ressalta que ainda não há nenhum caso de contaminação comprovada com origem no consumo em bares, somente um caso suspeito na capital paulista.”
Nota 2: “A Abrasel considera precipitada a decisão de suspensão da venda de bebidas, adotada por alguns estabelecimentos. Embora compreensível diante do medo inicial.
Os bares e restaurantes seguem funcionando normalmente em todo o Brasil, com movimento estável e sem registro de casos confirmados ligados ao setor. A Abrasel reforça que não há justificativa para medidas generalizadas de restrição, que acabam penalizando negócios que atuam de forma correta e transparente.
No momento, ainda não temos um levantamento sobre o número de negócios que estão suspendendo a venda de bebidas.”