A Secretaria de Estado de Fazenda registrou, em 2025, cerca de 2,6 mil casos de golpes envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Entre as ocorrências mias frequentes estão a criação de sites falsos que simulam os oficiais e promessas de descontos por meio de links enviados por aplicativos de mensagens.
Abaixo, confira dicas do Governo de Minas para não cair em golpes envolvendo o IPVA 2026:
Evite buscadores
Consulte os valores ou faça o pagamento do IPVA somente acessando www.fazenda.mg.gov.br. Não digite nos buscadores (Google, Yahoo, Bing etc) palavras-chave, como “IPVA Minas Gerais Pagamento”, “detran minasgerais/fazenda/ipva” etc.
Confira o endereço
Confira se o endereço do site está correto, pois golpistas utilizam versões falsas e parecidas com o site oficial da Secretaria de Fazenda, usando letras e sinais fáceis de confundir, como pontos, hifens ou letras duplicadas.
Mensagens falsas
Nunca clique em links “patrocinados” ou recebidos por aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mails.
Descontos falsos
A Secretaria de Fazenda oferece apenas o desconto de 3% no valor do IPVA para o pagamento em cota única. Se receber alguma outra oferta de desconto, é golpe!
Boleto falso
Se receber algum boleto de papel no seu endereço, descarte. A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos correios.
“Último dia”
Se receber algum SMS ou notícia informando ser o último dia para pagamento com desconto, é golpe!
Confira quem vai receber o dinheiro
Antes de finalizar o pagamento via Pix, confira os dados do favorecido, que é o ESTADO DE MINAS GERAIS, CNPJ 18.715.615/0001-60. As instituições emissoras são Itaú Unibanco S.A. ou Santander (Brasil) S.A.