‘Minha filha ficou muito mal’, diz mãe sobre fórmula recolhida pela Nestlé

Produtos estão sendo recolhidos de forma preventiva por risco de contaminação; bebês apresentaram sintomas como febre, vômito, diarreia e desidratação

Lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé, foram proibidas.

A Nestlé deve concluir, nos próximos dias, o recolhimento de alguns lotes de fórmulas infantis, adotado de forma preventiva após o risco de contaminação por bactéria. Bebês e crianças que consumiram os produtos relataram sintomas como diarreia, vômito, febre, dores abdominais, prostração e desidratação.

Bebês e crianças que consumiram fórmulas infantis de lotes específicos da Nestlé apresentaram sintomas como diarreia, vômito, febre, dores abdominais, prostração e desidratação. Entre os produtos citados estão Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Comfort, Nan Sensitive e Alfamino.

A mãe de uma bebê de um ano e meio, Pâmera Matos, relatou à Itatiaia que a filha passou mal após ingerir um dos produtos.

Leia também:

“Ela tomou o leite à noite e, quando acordou de manhã, já estava com febre, muita dor abdominal, diarreia e vômito. No começo, achei que pudesse ser outra coisa, como uma virose. No dia seguinte, ela piorou, teve mais febre, recusou o leite e ficou muito mal”, contou.

Segundo Pâmera, após saber do recolhimento anunciado pela empresa, ela conferiu o rótulo do produto consumido pela filha.

“Fui olhar o lote do leite que ela tinha tomado e era um dos contaminados. Ela estava exatamente com os sintomas descritos. A situação foi grave, tivemos que intensificar a hidratação. Hoje já está um pouco melhor, mas foi muito difícil”, afirmou.

A mãe também criticou o atendimento prestado pela empresa.

“É muito grave o que aconteceu e, principalmente, a forma como a Nestlé tratou os consumidores. Não encontrei acolhimento. O contato pelo chat foi insatisfatório e não recebi retorno ativo da empresa”, reclamou.

Contaminação pode estar relacionada à bactéria

A pediatra Nara Faria, membro da Sociedade Mineira de Pediatria, explicou que a contaminação pode estar relacionada à bactéria Bacillus cereus.

“Os sintomas costumam aparecer rapidamente, cerca de seis horas após o consumo. São sinais de gastroenterite, como febre, vômito e diarreia. O maior risco é a desidratação”, alertou.Segundo a médica, os responsáveis devem ficar atentos a sinais de gravidade.

“É importante observar a diurese, se a criança está urinando pouco, muito prostrada ou recusando alimentação. Em bebês, a moleira pode ficar afundada. Se a criança não estiver bem, é fundamental procurar atendimento médico”, orientou.

O que diz a marca

Em nota, a Nestlé Brasil informou que realiza o recolhimento voluntário e preventivo de alguns lotes de produtos de nutrição infantil das marcas Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Comfort, Nan Sensitive e Alfamino.

Segundo a empresa, a medida foi adotada por precaução, devido à possível presença de cereulide, substância produzida pelo microrganismo Bacillus cereus, em um dos ingredientes utilizados em lotes específicos.

A Nestlé orienta que os consumidores suspendam imediatamente o uso, consultem o lote e a validade no fundo da lata e entrem em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso.

Os canais informados são o e-mail falecom@nestle.com.br e o telefone 0800 761 2500, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Leia também

Ouvindo...