Moradores de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, encontraram, neste sábado (23), um cavalo morto, amarrado pelo pescoço na trave de um gol de um campo de futebol, no bairro Jardim Maria Goretti.
Assim que perceberam a situação, registraram imagens que mostram o cavalo já sem vida, caído no chão, ainda preso pela corda.
A Itatiaia procurou a Prefeitura de Ribeirão Preto para um posicionamento, mas até o momento, não houve retorno. Ao portal g1, a administração municipal informou que o animal seria recolhido ainda no sábado e reforçou que repudia maus-tratos e que tem realizado ações para o bem-estar de animais domésticos, de grande porte e silvestres.
A Prefeitura de Ribeirão Preto orienta que casos de maus-tratos ou pedidos de recolhimento de animais de grande porte vivos sejam informados pelos canais oficiais de denúncia, ou pelo telefone 0800 887 1511.
Cavalo mutilado em Bananal (SP)
A Polícia Civil de São Paulo realizou uma perícia para esclarecer todas as circunstâncias dos fatos envolvendo um
Equipes de veterinários também tentam descobrir se, quando teve as patas decepadas, o animal estava vivo ou morto. O caso que ocorreu na tarde de sábado (16)
Crime contra animais
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, que determina que a pena por “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.
A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal. Neste caso, como o cavalo morreu, a pena em caso de condenação pelo crime pode chegar a 1 ano e 4 meses de detenção.