Ouvindo...

Fraude no INSS: veja quem tem direito ao reembolso, como aderir e quando irá receber

De acordo com o INSS, valore serão corrigidos pelo IPCA e depositados diretamente na conta que o benefício é recebido; Mais de 400 mil beneficiários começam a receber nesta quinta (24)

Operação mira fraude de R$ 6,3 bilhões de beneficiários do INSS | CNN Brasil

A partir desta quinta-feira (24), cerca de 400 mil aposentados e pensionistas irão receber os valores descontados indevidamente da conta, na fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Afinal, quem tem direito a receber e como funcionará o pagamento? Como aceitar o acordo?

O prazo para adesão vai até o dia 14 de novembro, mas vale lembrar que os pagamentos serão feitos diretamente na conta em que o benefício é depositado. A ordem do pagamento seguirá a data de adesão — ou seja, quem aderiu primeiro, receberá primeiro.

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis.

O valor será depositado em uma parcela única, com correção feita pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país.

Quem irá receber agora?

Segundo o INSS, para que o aposentado ou pensionista receba nesta primeira etapa, era necessário ter formalizado a adesão até esta segunda-feira (21) e não ter recebido resposta da entidade no prazo de 15 dias.

Ao todo, cerca de 600 mil beneficiários já formalizaram sua adesão.

Veja como aceitar e aderir ao acordo pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS.
  2. Para acessar o aplicativo, é preciso digitar o CPF e a senha.
  3. Em seguida, vá até *Consultar Pedidos* e clique em ‘Cumprir Exigência’ de cada pedido — caso haja mais de um.
  4. Depois, role a tela até o último comentário — leia com atenção — e, no campo ‘Aceito’ receber, clique em ‘Sim’.
  5. Clique em ‘Enviar’ e pronto. Agora, é só aguardar o pagamento.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.