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Ressarcimento do INSS pode ser solicitado presencialmente ou por aplicativo; veja detalhes

Aposentados poderão realizar a adesão ao acordo em mais de 5 mil agências dos Correios ou pelo aplicativo meu INSS

Wolney Queiroz, ministro da Previdência

Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta terça-feira (15), o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, deu detalhes sobre como os aposentados prejudicados por descontos indevidos no INSS podem solicitar o ressarcimento dos valores. Os pagamentos começarão a ser realizados no dia 24 de julho.

Segundo o ministro, os aposentados poderão realizar a adesão ao acordo em mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas por todo o país ou, se preferirem, de forma digital pelo aplicativo Meu INSS.

Quem tem direito ao ressarcimento?

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos realizados por entidades associativas entre março de 2020 e março de 2025 podem receber os valores de volta, sem precisar entrar na Justiça.

O que é necessário para receber o valor?

Para receber o ressarcimento, o beneficiário deve aderir ao acordo proposto pelo governo federal. Essa adesão é fundamental para que a devolução do dinheiro seja feita de forma automática e administrativa, direto na conta onde o benefício é depositado.

Como aderir ao acordo?

Existem duas formas de fazer a adesão:

  • Presencialmente: em uma das mais de 5 mil agências dos Correios em todo o Brasil.
  • Online: por meio do aplicativo Meu INSS.

Importante:

  • A adesão é gratuita.
  • Não é necessário apresentar documentos adicionais.

Quem pode aderir?

  • Aposentados e pensionistas que fizeram a contestação dos descontos indevidos.
  • Casos em que não houve resposta das entidades associativas responsáveis pelos descontos.

Como será feito o pagamento?

  • O primeiro pagamento será realizado em 24 de julho.
  • Os pagamentos ocorrerão em lotes diários, em parcela única, corrigida pelo IPCA (índice oficial da inflação).
  • A ordem de pagamento seguirá a ordem de adesão: quem aderir primeiro, recebe primeiro.

Obs: Casos que ainda estão em análise não entram de imediato no cronograma de pagamento.

E quem ainda não fez a contestação?

Se você ainda não contestou os descontos, ainda dá tempo. O atendimento continuará disponível até pelo menos 14 de novembro de 2025, pelos seguintes canais:

  • Agências dos Correios
  • Aplicativo Meu INSS
  • Outros canais de atendimento do INSS

Apoio nas agências dos Correios

  • Em apenas 30 dias de parceria com o INSS, os Correios realizaram 1,3 milhão de atendimentos sobre o tema.
  • Cerca de 20 mil funcionários foram treinados para orientar os segurados sobre o ressarcimento e os procedimentos necessários.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de Política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.