Ouvindo...

Vestibular Unicamp 2026 abre inscrições com duas novidades; prova também será aplicada em BH

Os interessados devem se inscrever até 1° de setembro. Já a taxa de inscrição no valor de R$ 221 deve ser paga até 8 de setembro

O Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 2026 está com as inscrições abertas a partir desta sexta-feira (1°)

O Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 2026 está com as inscrições abertas a partir desta sexta-feira (1°). Os interessados devem se inscrever na página eletrônica da Comvest até o dia 1° de setembro e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 220 até o dia 8 de setembro.

Neste ano, a universidade vai oferecer 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. A primeira fase do vestibular acontece no dia 26 de outubro, já a segunda fase, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro. Todas as datas terão provas com início às 9h.

Novidades da edição

A Unicamp implementou duas mudanças na organização do vestibular neste ano: a redução de duas questões na segunda fase do Vestibular Unicamp 2026 e o fim da prova de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Veja como ficou:

Segunda fase do Vestibular Unicamp 2026 terá duas questões a menos

“Com a redução de duas questões no segundo dia da segunda fase, os alunos terão mais tempo e poderão responder com mais calma, com mais qualidade”, destaca a coordenadora acadêmica, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça.

“O fim da prova de Habilidades Específicas no curso de Arquitetura e Urbanismo foi estudado ao longo dos anos com os coordenadores de curso. A prova era aplicada somente em Campinas e, agora, o acesso ao curso foi democratizado”, completou.

Vale ressaltar que as provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 15 e 30 de setembro) e para os demais cursos que exigem provas específicas (Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança) foram mantidas.

Enquanto as provas de habilidades do curso de música acontecem antes da primeira fase, a dos demais cursos que exigem provas específicas ocorrerão entre os dias 3 e 5 de dezembro.

Aplicação da prova

Os exames serão realizados em 31 cidades no estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Os locais de prova por cidade poderão ser conferidos no site da Comvest após o período de inscrição, que pode ser feita neste link.

Treineiros

A carreira de ‘treineiros’ voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio foi mantida neste ano. A modalidade havia sido incluída no ano passado. Para participar, os interessados devem escolher, obrigatoriamente, uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes, Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas ou Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde.

Esses candidatos terão a classificação divulgada e receberão um certificado de participação. É importante destacar que os estudantes desse perfil não participam das Provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas