A Polícia Civil de São Paulo investiga o desaparecimento de Sofia Felix Torres, de 15 anos, que aconteceu na última quinta-feira (24) em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC Paulista. A informação foi confirmada à reportagem da Itatiaia nesta sexta-feira (1º). O caso ganhou repercussão nas redes sociais após ser divulgado pelo humorista Rafael Portugal.
A mãe da adolescente, Simone Felix, tem utilizado as redes sociais onde pede ajuda na busca pela filha que fugiu de casa e desabafa sobre as dificuldades enfrentadas pela família, inclusive ataques e especulações sobre o desaparecimento de Sofia.
Em uma publicação, ela afirmou: “Senti em meu coração que deveria falar a respeito. Por favor, continuem compartilhando a postagem. Filha, a mamãe te ama. Eu te aceito como você é”.
Há relatos de que a jovem teria saído de casa após um desentendimento com os pais relacionado à sua orientação sexual. Usuários das redes sociais afirmam também que Sofia teria deixado uma carta de despedida à família. No entanto, familiares negam que o motivo do desaparecimento tenha sido rejeição.
“Não é fácil ver os ataques e suposições. Adolescentes são tempestuosos, suas emoções estão à flor da pele. Estão sujeitos a muitos conflitos, e a sexualidade é uma delas. O papai, a mamãe e todos da família amam muito você, seja o que for. Volta para casa! Te aceitamos e estaremos aqui para entender e aprender sobre tudo isso, caso seja este o motivo. Amamos você incondicionalmente”, escreveu Simone em outro trecho.
Segundo Simone, câmeras de segurança já foram analisadas, e o celular da jovem, que está com a família, também foi analisado, mas até o momento nada foi encontrado. No dia em que a Sofia desapareceu ela estava de moletom vermelho, uma calça cinza, tênis branco, uma bolsa e uma mochila.
Uma mulher que se apresentou como tia de Sofia também se manifestou nas redes. “Eu, como tia dela, posso afirmar que ninguém a tirou da escola. O desaparecimento não foi por falta de aceitação, mas porque ela escondia coisas da mãe. Inclusive, na carta, ela se desculpa e diz que ama os pais e os familiares”, afirmou.
Rafael Portugal publicou o vídeo divulgado pela mãe de Sofia nas redes sociais.
Sofia foi vista pela última vez por câmeras de segurança
Em dois vídeos publicados no Instagram, Simone aparece chorando e pedindo ajuda de amigos, familiares e seus seguidores para localizar a filha. “Hoje eu estou pior do que nos outros dias. Tive que abrir meu Instagram e não está sendo fácil receber tantas mensagens e não ter respostas. Quem vir alguma menina parecida com a minha filha, por favor, tire uma foto, faça um vídeo”, pede.
A mãe também fez um apelo diretamente à filha: “Filha, são quatro dias sem você. Se estiver vendo a mamãe, não tenha vergonha de voltar para casa. Não tenha medo. Se for verdade o que dizem, que você é lésbica, e que saiu de casa por isso, saiba que a mamãe vai te amar do jeito que você é. Você tem 15 anos. Se está em dúvida sobre sua orientação sexual, tudo bem. Estamos aqui para conversar, entender e seguir juntos”.
Simone criticou ainda a falta de informações por parte das autoridades. “A polícia não fala nada. Se estão investigando, não dizem como nem quando. Por isso eu mesma fico atrás de qualquer notícia. Já fui até em casas abandonadas. Não é fácil saber o que é verdade”, disse. Ela também alertou para os perigos dos boatos: “Não mandem informações sem certeza. Não fiquem enviando trotes. A gente está tentando manter o foco, mas é difícil”.
Sofia Felix Torres teria fugido de casa, segundo a mãe, Sofia Felix.
Confira a nota da Polícia Civil sobre o caso:
“O Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de São Bernardo do Campo investiga o desaparecimento de uma adolescente de 15 anos, ocorrido na quinta-feira (24). A família da jovem foi ouvida e demais diligências estão em andamento para localizá-la e esclarecer as circunstâncias do desaparecimento”.