Marcos Paulo Rodrigues de Oliveira, de 16 anos,
Aluno da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, Marcus competiu no nível 5, voltado a estudantes com alto desempenho acadêmico. “Achei bem mais difícil do que imaginava, porque eles alteraram as regras e deixaram a avaliação mais desafiadora”, conta o estudante.
A competição foi realizada entre os dias 26 e 31 de julho, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Marcos contou com o apoio do
Mateus Simões, vice-governador do Estado, comemorou a conquista do adolescente. “Mesmo com essas mudanças, você demonstrou capacidade de superação e excelência. Quando chegar em casa, trate de comemorar muito com sua família. É uma conquista de todos nós”, ressalta ele.
Além de Marcus e da professora Aline, outros 43 estudantes e 16 servidores de 11 escolas estaduais também foram selecionados para representar Minas Gerais e o Brasil em olimpíadas internacionais de matemática e robótica ao longo dos meses de julho e agosto.
Com a iniciativa, o Governo de Minas deve investir R$ 2 milhões para custear as despesas da delegação mineira, que deve competir em países como Japão, Coreia do Sul, Singapura e, novamente, Estados Unidos.
A iniciativa integra o maior conjunto de ações voltadas à valorização do protagonismo estudantil já promovido pela rede pública estadual mineira. O objetivo é ampliar as oportunidades de desenvolvimento acadêmico, cultural e pessoal dos alunos, reconhecendo talentos e incentivando o intercâmbio de experiências.