Caso Cíntia Chagas: defesa do deputado Bove classifica pedido de prisão como ‘descabido’

O MP denunciou o deputado do PL por “perseguição, violências psicológica e física, além de ameaça” contra influenciadora mineira

Deputado federal Lucas Bove (PL) e a ex-esposa Cíntia Chagas

A defesa do deputado estadual Lucas Bove (PL), formada por seis advogados, afirmou que já recorreu da decisão do Ministério Público de São Paulo que pediu à Justiça a prisão preventiva do parlamentar. Os advogados classificam o pedido do MP como “descabido”.

O político foi denunciado pelo órgão, nesta quinta-feira (24), por descumprir medidas protetivas concedidas à influenciadora digital e ex-esposa Cíntia Chagas. A denúncia do MP é por perseguição, violências psicológica e física, além de ameaça.

Após o pedido de prisão se tornar público, a influenciadora de Belo Horizonte se pronunciou na conta oficial na internet:

“Hoje durmo aliviada”, disse a professora que ganhou destaque nacional nas redes sociais por métodos inovadores de ensinar português para estudantes interessados em prestar vestibular.

O que diz a defesa do parlamentar

Segundo a defesa, o deputado recebeu com “enorme surpresa não só o oferecimento de denúncia, mas especialmente o descabido pedido de prisão formulado, já que inexistem razões, pressupostos e ou requisitos para a cogitação ou adoção dessa medida”. A nota é assinada por seis advogados: Daniel Bialski, André Bialski, Mauricio Felberg, Bruno Boragine, Flávia Ebaid e Júlia Zonzini

Confira o posicionamento na íntegra dos advogados do deputado

“O Deputado Lucas Diez Bove, através de sua defesa, esclarece que recebeu com enorme surpresa não só o oferecimento de denúncia, mas especialmente o descabido pedido de prisão formulado, já que inexistem razões, pressupostos e ou requisitos para a cogitação ou adoção dessa medida.

Novamente, a defesa reitera que continua não se conformando com o vazamento contínuo de informações a respeito do processo, que possui segredo e sigilo judicial e é alvo de comentários da citada Cintia Maria Chagas, onde ela sempre desrespeitou a ordem judicial que existe contra si e que reiteradamente é descumprida.

A defesa já se manifestou nos autos, formalmente, contra o pedido formulado pelo Ministério Público, e, agora reafirma que nosso cliente confia na Justiça e continuará empenhado a comprovar que não praticou crime algum, respeitando, como sempre fez, o que e o quanto determinado”.

Relacionamento marcado por abusos

A influenciadora Cíntia Chagas, de Belo Horizonte, prestou queixa contra Bove e relatou uma série de abusos físicos e psicológicos durante o relacionamento de mais de dois anos que teve com o político. O deputado foi indiciado pela polícia pelos crimes de perseguição e violência psicológica no dia 29 de setembro. O inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça.

Cíntia Chagas e Lucas Bove foram casados por cerca de três meses, em um relacionamento que registrou mais um episódio de violência doméstica. Na época das denúncias, a professora de português registrou um Boletim de Ocorrência contra o ex-marido e um pedido de medida protetiva.

No depoimento, Cíntia Chagas relatou que viveu um relacionamento tóxico e abusivo com Bove e que o político é “possessivo, ciumento e controlador”.

Cíntia relata ainda diversos episódios de violência psicológica e física. Foram divulgados também prints de conversas entre os dois, nas quais a influenciadora pede educadamente que Lucas pare de “apertá-la”, pois as marcas em seu corpo estavam se acumulando e “só de olhar dava vontade de chorar”.

Contudo, Lucas apenas respondeu que não conseguia parar, pois estava “viciado” em fazer aquilo. Em um dos episódios de violência relatados pela influenciadora às autoridades, Chagas afirma que “durante uma discussão, o autor arremessou contra sua perna uma faca, a qual caiu no chão e bateu em sua perna, lesionando-a”.

Em outra oportunidade, a influenciadora narrou aos policiais que Bove “jogou uma garrafa de água mineral nela e que ameaçou queimar suas coisas”.

Alesp não cassou mandato do deputado

Em agosto, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu arquivar a denúncia contra o parlamentar, que era acusado de quebra de decoro após as declarações da ex-esposa.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...