Apesar de ser uma das datas mais celebradas pelos católicos no Brasil, Corpus Christi não é um feriado nacional. Na maioria das cidades e estados, é considerado ponto facultativo — ou seja, empresas e órgãos públicos podem decidir se vão funcionar ou não. Neste ano, a data será comemorada na quinta-feira (19). E como fica o funcionamento dos bancos?
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira (19). Por isso, não haverá compensações bancárias, como transferências por TED. Já o Pix, que funciona 24 horas, inclusive em feriados, continuará operando normalmente.
Leia também:
Na sexta-feira (20), o atendimento nas agências será normal nas cidades onde não houver feriado estadual ou municipal e onde o dia for apenas ponto facultativo. (Veja abaixo as exceções)
Contas de como água, luz e telefone e boletos com vencimento no dia 19 poderão ser pagos no próximo dia útil, sem cobrança de juros, nas localidades onde não for feriado. A Febraban reforça que o sábado não é considerado dia útil.
No caso de tributos e impostos com vencimento em dias sem compensação bancária, o ideal é antecipar o pagamento para evitar multas e juros.
As capitais que decretaram feriado para Corpus Christi são
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Boa Vista (RR)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Fortaleza (CE)
- Goiânia (GO)
- Macapá (AP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Salvador (BA)
- São Paulo (SP)
- Teresina (PI)
- Vitória (ES)
Nas demais capitais, o dia 19 de junho será ponto facultativo, conforme o calendário oficial publicado no Diário Oficial da União (DOU). O dia 20 de junho também é ponto facultativo em todo o país.
Corpus Christi no Brasil
Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo” em latim, é uma festa católica instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV para celebrar a Eucaristia. A celebração chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e se mantém desde o período colonial. Tradicionalmente, as comemorações incluem missas, procissões e a confecção de tapetes coloridos nas ruas.