Um
Em conversa com a Itatiaia, a jornalista Akemí Duarte, que deveria ter desembarcado em Viracopos ontem, relatou transtornos na tentativa de
Segundo a jornalista, somente no final da tarde uma funcionária apareceu para emitir uma declaração de contingência que dizia que o voo havia sido cancelado por manutenção da aeronave. Um outro funcionário encaminhou os passageiros para hotéis, mas houve relatos de clientes que não conseguiram fazer check-in por causa de “overbooking”.
Os clientes se organizaram em um grupo de WhatsApp. Pela noite, alguns foram realocados para um voo 13h30 da tarde deste domingo (12), já atrasado para 17h, enquanto outros passageiros foram realocados para um voo segunda-feira (13), inicialmente marcado para meia-noite e depois atrasado para 14h.
“Ou seja, não há garantias de que esse voo de 14h de segunda-feira vai sair. Estamos tentando contato com a Azul desde ontem para solicitar que eles nos coloquem em voos de outras companhias, como determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas não conseguimos contato”, afirma Akemí, que espera em Madrid com seu marido Victor Oliveira.
Questionada pela reportagem, a Azul informou que o voo Madrid-Viracopos foi cancelado por questões técnicas, afirmando ainda que os clientes impactados estavam recebendo assistência prevista na resolução 400 da Anac e sendo reacomodados em outros voos da Companhia. “A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia”, disse.
Veja a nota da Azul da íntegra
“São Paulo, 12 de outubro de 2025 - A Azul informa que, devido a questões técnicas, o voo AD8755 (Madri-Viracopos) de sábado, dia 11, precisou ser cancelado.
Os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo reacomodados em outros voos da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.”