Ouvindo...

Ciclone formado na Argentina acende alerta de tempestade em três regiões do Brasil

Ciclone extratropical não vai passar pelo Brasil, mas pode provocar chuvas fortes no país neste domingo (12)

Ciclone vai se afastar do continente na segunda-feira (13)

A formação de um ciclone extratropical na Argentina pode provocar tempestades em três regiões do Brasil neste domingo (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O fenômeno meteorológico deve levar chuvas fortes para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste, segundo alerta do Metsul

Em comunicado, a meteorologista Estael Sias afirmou que o alerta para o Rio Grande do Sul é para alto risco de temporais isolados. “São esperadas células localizadas de tempestade e algumas podem atingir status de supercélulas”, disse.

O alerta também destaca que há o perigo de algumas tempestades fortes e severas “com danos por vendavais e granizo de variado tamanho”. As rajadas de vento podem ir de 110 km/h a 140 km/h.

De acordo com o Climatempo, o ciclone extratropical se organiza durante este domingo entre o Uruguai e a Região da província de Buenos Aires, se deslocando rapidamente para o oceano na segunda-feira (13). O ciclone não vai passar sobre o Sul do Brasil, mas a proximidade com a região vai provocar ventos fortes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para perigo de tempestade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo até a manhã desta segunda-feira (13). A previsão é de chuva de 50 a 100 milímetros, e queda de granizo.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.