Os estados da região Sul do Brasil voltam a ficar em situação de alerta para fortes tempestades a partir deste sábado (11). Segundo o Climatempo, uma nova frente fria e um ciclone extratropical se formam entre o Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, provocando instabilidade em grande parte da região.
O sistema vai espalhar nuvens carregadas sobre o Sul, com potencial para chuvas intensas em curto período, raios e ventania. Especialistas recomendam atenção redobrada à população, principalmente em áreas urbanas e rodovias.
Mas além dos temporais no Sul, o Norte do país também deve registrar chuva forte. Já na região Nordeste, a previsão é de calor intenso, com temperaturas podendo chegar a 40 °C.
Neste domingo, feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, haverá eventos religiosos e culturais em várias regiões. Em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), milhares de fiéis devem participar das celebrações. Em Belém, as festas do Círio de Nazaré também atraem multidões, com procissões pelas ruas e homenagens no mar.
Formação de ciclone extratropical
O ciclone extratropical e a frente fria começam a se formar neste sábado (11) com a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai. O grande contraste de pressão acelera o movimento do ar, provocando fortes rajadas de vento. O ciclone se organizará ao longo deste domingo (12), entre o Uruguai e a província de Buenos Aires, e deve se deslocar rapidamente para o oceano nesta segunda-feira (13).
Apesar de não passar sobre o Sul do Brasil nem por outras regiões do país, a proximidade do sistema deixa a região mais sujeita a ventos fortes e instabilidade atmosférica.
Previsão do tempo para o final de semana por região:
A região Sul do Brasil tem mais um fim de semana com alerta para temporais. Neste sábado (11), quase toda a região terá sol, calor e pouca chance de chuva. A fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai podem ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Essa chuva já será parte do processo de formação de uma nova frente fria com um ciclone extratropical, que vai se organizar entre o Uruguai e a Argentina.
O Sul do Brasil está em alerta total para tempestades durante este domingo (12). A população deve ficar atenta porque além da chuva forte, com muitos raios, tem risco de granizo e de ventania, com rajadas de vento de 80 a 100 km/h.
No Sudeste, a temperatura sobe e as condições para chuva diminuem no fim de semana. Mas hoje, o dia deve ser com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O Triângulo Mineiro e o centro-sul de Minas Gerais terão sol e pancadas de chuva moderadas a fortes a partir da tarde.
O domingo será com mais sol e calor no Sudeste, mas com algumas pancadas de chuva a partir da tarde, principalmente no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, depois da chuva e do friozinho dos últimos dias, o domingo vai ser com muito sol e calor acima dos 30 °C.
O Centro-Oeste vai ter um fim de semana típico de primavera: sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Mas tem dois destaques importantes: previsão de chuva para região de Brasília principalmente no domingo, e possibilidade de chuva até para a Chapada dos Veadeiros, onde tem grandes incêndios acontecendo há vários dias.
Na Região Norte do Brasil a previsão é de sol e pancadas de chuva ao longo do fim de semana e com risco de chuva forte e de raios. Neste sábado (11), a maior chance de chuva forte é sobre Roraima, Amazonas e no centro-oeste e sul do Para. A menor chance de chuva neste fim de semana é no Amapá. Na região de Belém, o sol vai aparecer forte.
No Nordeste, o fim de semana será com muito sol e calorão. Pode chover um pouco pelo litoral, mas a chuva não vai causar problemas.