Círio de Nazaré leva 2,5 milhões de pessoas para as ruas de Belém; veja fotos

Fiéis levaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé até a Basílica-Santuário onde a imagem foi encontrada em 1700

Pelo menos 2,5 milhões de pessoas participaram da 233ª edição da procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores peregrinações católicas do mundo, em Belém do Pará, neste domingo (12). O percurso de mais de 3,5 quilômetros atravessa o centro histórico e passa pelos principais monumentos da cidade, saindo da Catedral de Belém até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão teve início com a Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo emérito de Belém, às 6h15. Na sequência, a imagem peregrina de Nossa Senhora foi colocada na berlinda para o início do percurso, que durou mais de cinco horas. Veja as fotos:

A procissão ocorre desde 1793, incorporando diversos elementos ao longo dos séculos, como uma corda de 400 metros que é carregada pelos fiéis e os 14 carros de promessa. O percurso passa pelo Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República, chegando na Basílica erguida no mesmo local onde a imagem da Santa foi encontrada, em 1700.

A celebração religiosa começou oficialmente na terça-feira (7) com uma missa na Basílica-Santuário. Na quarta-feira (8) ocorreu o início da vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento pela manhã, seguido da romaria dos carros de promessas, que ficaram em exposição no Porto Futuro até este domingo.

Na quinta-feira (9) ocorreu a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré, enquanto na sexta-feira (10) o translado da imagem da santa para os municípios de Ananindeua e Marituba. Já nesse sábado (11) ocorreu a tradicional romaria rodoviária e a romaria fluvial pela manhã, seguido pela trasladação, ou “Procissão das Luzes” na parte da noite.

As celebrações do Círio de Nazaré vão até o dia 27 de outubro, com a subida da imagem original de Nossa Senhora para a Basílica-Santuário e a Missa do “Recírio”. Em 2024, a celebração reuniu cerca de dois milhões de pessoas, segundo autoridades locais.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...