A estudante Nicole Vieira, de 23 anos, espera pela tão sonhada aprovação em medicina depois do Enem 2025. Moradora da Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Nicole fez todos os Exames Nacionais do Ensino Médio (Enem) desde o segundo ano, em 2019, quando foi trainee.
Sonho desde criança, o curso de medicina sempre foi a única resposta de Nicole quando lhe faziam a famosa pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”. Em entrevista à Itatiaia, a mineira contou que, desde os cinco anos de idade, sempre pedia brinquedos que fizessem referência à área médica.
A preparação de Nicole para o Enem já é uma rotina que permeia a vida dela desde o início de 2020, ano em que fez a prova “para valer” pela primeira vez. Em 2022, ela chegou a fazer um cursinho pré-vestibular em Belo Horizonte, mas o deslocamento se tornou um ponto de desgaste para a estudante.
“Nessa época, eu até emagreci muito. Cheguei a 46 kg porque eu não me alimentava de acordo, porque eu chegava em casa à tarde, não jantava, não comia nada, porque eu estava chegando super cansada. Dormia e no outro dia começava toda a rotina do zero”, contou à reportagem.
A experiência fez a vestibulanda optar por um cursinho online em 2023. De acordo com Nicole, apesar da exaustão, os estudos presenciais eram bons pela assessoria diária dos professores, o que aumentava o foco. Já no online, a dificuldade é o foco.
“Você pode se negligenciar sozinho, você pode escolher estar estudando ou você pode simplesmente não estar estudando. Então você tem que ter foco, determinação e de fato buscar o que realmente quer”, explicou a estudante, que também diz ter aprendido a lidar com essa questão.
Neste ano, Nicole espera fazer o último Enem e cravou uma meta: Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No entanto, caso a aprovação na federal não venha, ela disse que o plano B é tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para entrar em alguma faculdade privada em Belo Horizonte.
Neste domingo (9), mais de 4,8 milhões de estudantes devem realizar as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Para Nicole, esse primeiro dia é decisivo. “Tem muita gente que fala que a redação é mais importante, o resto você pode dar uma negligenciada, e matemática e natureza são as outras mais importantes. Mas eu acredito que o primeiro dia é uma nota bem conclusiva para sua nota final”, afirmou.
Enem 2025
Mais de 4,8 milhões de pessoas tiveram a inscrição confirmada no
Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.
Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de
As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª
No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
Veja outras matérias sobre o Enem 2025
(Sob supervisão de Edu Oliveira)