Ouvindo...

BH tem mutirão contra a dengue com visitas a residências neste sábado

Dia D de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, será realizado em todo o país, conforme o Ministério da Saúde

Governo de Minas Gerais promove Dia D de combate às arboviroses

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza o Dia D de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, neste sábado (8). As vistorias em imóveis serão intensificadas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Conforme a PBH, durante as visitas, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) vão reforçar os riscos do acúmulo de água em locais e objetos que podem se tornar criadouros do mosquito. Também serão repassadas dicas sobre como eliminar os focos e, se necessário, será feita a aplicação de biolarvicidas.

“O esforço dos agentes e da população tem contribuído com a prevenção, mas a participação da comunidade continua sendo indispensável. Este é o momento de reforçar as ações preventivas. Basta uma inspeção mais atenta em casa, onde está a maior parte dos focos do mosquito, para eliminar possíveis criadouros. A luta é coletiva e cada pessoa tem um papel essencial”, ressalta o diretor de Zoonoses, Eduardo Viana.

Em 2025, a PBH realizou mais de 3,7 milhões de ações em imóveis. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), cerca de 88,8% dos focos estão em ambiente domiciliar. “Por isso, é fundamental que a população intensifique os cuidados em casa. Com vistorias de cerca de 10 minutos por semana, as pessoas podem ajudar na prevenção”, destacou a prefeitura.

Veja cuidados

  • Eliminar os pratinhos das plantas;
  • Conferir se caixas d’água, barris e tambores estão bem fechados;
  • Armazenar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
  • Lavar bem as vasilhas dos pets;
  • Limpar ralos e canaletas de piso para não acumular água;
  • Virar garrafas e potes vazios;
  • Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
  • Descartar corretamente materiais inservíveis, como embalagens e latas.
Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.