Felca denuncia ataques de crianças após Roblox limitar chat

Crianças se revoltaram com a retirada do chat da plataforma de jogos

Felca recebeu ameaça de crianças

Crianças que usam a plataforma de jogos Roblox se revoltaram contra o influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, após serem proibidos de usar os chats da plataforma. Nas redes sociais, Felca publicou os ataques que tem recebido pelo Instagram.

“Eu estou sendo atacado por crianças na minha dm [mensagens diretas do Instagram] por conta que o Roblox tirou o chat de voz, segue os prints”, publicou.

Nas publicações, crianças perguntam se ele “está feliz” com a retirada do chat por voz do jogo, dizem que têm direitos e, em alguns casos, o ameaçam de morte.

“Felca, seu desgraçado, você baniu o Roblox das crianças agora elas querem se matar por sua culpa, seu b****", enviou um usuário.

“Oi, Felca. Por favor, não denuncia e nem faz o Roblox ser banido. É o único jeito de conversar com a minha prima, ela está com um tumor no cérebro”, mandou outro.

“Tá feliz, Felca? Todo mundo está perdendo uma infância de ser criança no Robox e todos estão fazendo justiça”, afirmou um terceiro.

“Felca, eu vou te matar”, ameaçou outro.

Veja:

A medida de restrição do chat da plataforma ocorreu como uma nova medida de segurança dela. Felca não teve influência na decisão, mas, por ter deixado o tema “adultização de crianças” em alta no ano passado, foi alvo de críticas.

Leia também

As crianças que utilizam a plataforma chegaram a fazer protestos no próprio jogo, comunicando-se por meio de placas. O “protesto” dos jogadores teve até mesmo veículos queimados dentro do jogo. O assunto viralizou nas redes sociais devido às frases escritas pelas crianças, algumas delas com erros de português.

Veja imagens do “protesto":

Roblox restringe o chat

Em um comunicado feito no dia 7 de janeiro, o Roblox anunciou a mudança, exigindo verificações de idade para comunicação na plataforma. Para isso, será usado um sistema de reconhecimento facial.

Crianças com menos de nove anos só poderão usar o chat caso os pais permitam. Já aqueles que têm mais de 16 anos serão impedidos de começar ou participar de conversas com crianças menores.

“Por padrão, os usuários de cada faixa etária podem conversar com usuários das faixas etárias diretamente acima e abaixo da deles (ou seja, usuários de 9 a 12 anos podem conversar com usuários do seu próprio grupo, assim como com usuários dos grupos de menores de 9 anos e de 13 a 15 anos)”, dizia o comunicado.

Veja como será o esquema:

Verificações de chat do Roblox

A plataforma informou que está “trabalhando em sistemas para facilitar a conversa das crianças com seus pais e irmãos em diferentes faixas etárias”.

A medida, segundo o Roblox, visa evitar que adultos conversem com crianças.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...