Usuários do Roblox,
Felca revelou em suas redes sociais diversas mensagens que recebeu. Uma delas dizia: “Felca, vc baniu o robox das crianças, agora elas querem se matar, seu b***”, escreveu um dos usuários. “Você denunciou o melhor jogo que existe na face da Terra”, completou outro. “Felca, assassino”, disse um terceiro. No X (antigo Twitter), o assunto entrou nos mais comentados durante a manhã desta quinta.
Vale lembrar que Felca não tem nenhuma relação direta com a decisão da empresa. Ainda assim, passou a ser criticado e ameaçado nos últimos dias. O influenciador virou assunto nas redes sociais no ano passado após denunciar o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores e ampliar o debate sobre a adultização infantil nas redes sociais.
O que mudou no Roblox?
Conforme a plataforma, por se tratar de um dos principais jogos online do mundo, agora é exigido que usuários de todas as idades façam verificações faciais de idade para acessar o chat. Segundo a empresa, a medida permite que o chat seja organizado com base na faixa etária, promovendo uma experiência adequada à idade e limitando a comunicação entre adultos e crianças menores de 16 anos.
Crianças menores de 9 anos só poderão utilizar o chat com autorização dos responsáveis. Já usuários com mais de 13 anos poderão conversar apenas com pessoas de idades próximas.
“A Roblox, ao implementar essa garantia cuidadosa de verificação de idade, que preserva a privacidade de seu público misto de jovens e adultos, fortalecerá as proteções para os jogadores mais jovens, respeitando os direitos dos usuários”, afirmou Jules Polonetsky, CEO do Future of Privacy Forum.
Ainda conforme nota da plataforma, o novo modelo de chat começou a ser testado em dezembro de 2025, quando usuários passaram a receber solicitações de verificação de idade para conversar com outras pessoas.
Por meio de nota, o Roblox informou que imagens e vídeos serão apagados imediatamente e que uma checagem será realizada.
Confira as novas regras por idade:
Verificações de chat do Roblox