Ouvindo...

Após onda de frio, São Paulo terá ‘veranico’ fora de época; veja a previsão

Fenômeno é caracterizado por tempo seco e quente em pleno inverno, que pode durar de 3 a 5 dias, segundo a Defesa Civil

As máximas podem chegar a 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 29°C na capital paulista, cerca de 5°C acima da média

O frio vai dar uma trégua em São Paulo, a partir de quarta-feira (20), já que o estado deve registrar um período de calor atípico para o inverno, conhecido como “veranico”, fenômeno caracterizado por tempo seco e quente, que pode durar de 3 a 5 dias.

Diferente de uma onda de calor, ele ocorre em pleno inverno, elevando as temperaturas a níveis semelhantes às do verão. A previsão indica que uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, favorecerá a entrada de ventos quentes vindos do norte e nordeste, mantendo o tempo aberto e ensolarado.

Leia também:

As máximas podem chegar a 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 29°C na capital paulista, cerca de 5°C acima da média. O fenômeno deve persistir pelo menos até o fim da semana.

Previsão do tempo para hoje (18)

Nesta segunda-feira (18), o estado de São Paulo amanheceu com temperaturas amenas em boa parte dos municípios. Algumas áreas da faixa leste poderão ter nevoeiros nas primeiras horas da manhã, os quais serão dissipados com o aquecimento diurno.

Ao longo do dia, áreas litorâneas, devido a ventos do oceano, poderão ter chuvisco em pontos isolados. O restante do Estado ficará sob domínio de uma massa de ar seca, com isso, o tempo será firme e com predomínio de sol.

As regionais da faixa leste, de Itapeva e a região metropolitana da capital paulista terão temperaturas máximas entre 19°C e 26°C. As demais regionais terão máximas entre 29°C e 35°C.

Destacam-se para maior parte do território paulista baixos valores de umidade relativa do ar, os quais, com exceção da faixa leste, poderão alcançar valores inferiores a 20%. Dessa forma, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado e atividades ao ar livre devem ser evitadas no período da tarde.

Risco alto de queimadas

A Defesa Civil do Estado alerta que as condições previstas — tempo seco, baixa umidade e calor acima da média — aumentam significativamente o risco de queimadas. Esses incêndios podem se propagar rapidamente, causando prejuízos ambientais, danos à saúde e colocando vidas em risco.

É fundamental evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias. Em caso de incêndio, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.