Um ciclone com temporais, ventos de até 100 km/h e até geadas está previsto para atingir vários estados brasileiros nesta semana.
De acordo com o Instituto Climatempo, há previsão de formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria, que aumenta consideravelmente o risco de fortes rajadas de vento, especialmente no Rio Grande do Sul, no Centro-Oeste e Sul de Santa Catarina, além de Oeste e Sudoeste do Paraná, e Sudoeste e Sul do Mato Grosso do Sul.
Em várias dessas localidades, há alerta para rajadas de vento de variando entre 80km/h e 100 km/h.
Diante desse cenário o instituto destaca o alto risco
o para ‘problemas relacionados a ventania como queda de estruturas – principalmente as mais fragilizadas – destelhamentos, queda de árvores e interrupção da distribuição de energia elétrica’.
Leia também
Granizo e raios
A previsão também contempla a possibilidade de que essa frente fria também deve gerar temporais com granizo, especialmente no Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira (20).
O contraste entre a massa de ar frio, que teve início no Paraguai, e a barreira criada pelo bloqueio atmosférico no interior do país, gera a condição também para algumas rajadas fortes no norte do Paraná, interior e Oeste de São Paulo, no Norte de Mato Grosso do Sul e no Sul de Mato Grosso nessa terça-feira com rajadas de 60 até 80 km/h.
Nessa quarta (20), a expectativa é de que o ciclone se afaste mais para alto mar. No entanto, ainda é grande a chance vento com rajadas fortes no Sul, alcançando até os 80 km/h, especialmente no Rio Grande do Sul.