Ouvindo...

Aeroporto Santos Dumont volta a operar após 12 horas de interdição por vazamento de óleo

Mais de 160 voos foram cancelados e 14 desviados para o Galeão; Infraero vai ampliar horário de funcionamento para normalizar operações

Aeroporto Santos Dumont volta a operar após 12 horas de interdição por vazamento de óleo

O aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, funciona normalmente nesta quarta-feira (1º) para pousos e decolagens, depois de ficar interditado por cerca de 12 horas. O terminal foi reaberto às 4h para check-in e, às 6h, já havia aeronaves decolando.

De forma excepcional, a Infraero vai estender o horário de operação para ajudar na regularização dos voos. Normalmente, o aeroporto funciona das 6h às 23h.

O fechamento aconteceu por causa de um vazamento de óleo hidráulico, perto da cabeceira da pista, por volta de 3h da terça-feira (30). As operações ficaram suspensas ao longo de todo o dia e só foram retomadas às 17h25, após a limpeza do local.

Segundo a Infraero, o pavimento das pistas exige limpeza minuciosa para garantir o atrito adequado das aeronaves com o solo. O óleo derramado era do motor de um caminhão “desemborrachador”, usado em manutenção preventiva da pista. O veículo não transportava combustível.

Por causa da interdição, mais de 160 voos foram cancelados para destinos como Confins, Brasília e São Paulo. Outros 14 foram desviados para o Galeão, na Zona Norte. O problema causou longas filas no saguão e passageiros reclamaram da falta de informação.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.