Ouvindo...

Saiba quem era Francisco Filippo, empresário morto por assaltantes dentro de casa em SP

Vítima era engenheiro, empresário e pai de uma criança de cinco anos

Empresário do ramo da construção civil, Francisco Paulo de Sebe Filippo, de 57 anos, foi morto por assaltantes dentro de casa, em Guaratinguetá, São Paulo, nessa quarta-feira (4). Ele tinha uma construtora, em sociedade com familiares, e foi um dos fundadores da Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos (AGEA).

A Construtora Filippo, responsável por imóveis de alto padrão, já ergueu mais de 1.200 unidades habitacionais, de acordo com o site da empresa. Atualmente, a companhia tem três prédios de luxo em fase de comercialização em São Paulo, distribuídos nos bairros da Aclimação, Chácara Klabin e Paraíso.

Leia também

Nas redes sociais, a morte de Francisco Filippo gerou comoção. Amigos e familiares o descreveram como uma “pessoa amável, esforçada e trabalhadora”. A AGEA publicou uma nota que diz: "É com pesar que informamos o falecimento do Engenheiro Francisco Filippo, um dos fundadores da AGEA. Destacamos sua grande contribuição à engenharia”.

O empresário deixa a esposa e o filho do casal, de cinco anos. Quando a casa da família foi invadida, a mulher e a criança não estavam presentes. Quando eles chegaram no local, Francisco já estava morto.

Relembre o caso

Francisco Filippo estava em casa, onde mora com a família, quando assaltantes entraram no imóvel, por volta das 19h20, usando um controle clonado do portão eletrônico. Os suspeitos ficaram cerca de oito minutos dentro da casa e fugiram com joias, deixando o empresário morto.

Segundo a polícia, após entrarem da casa da família Filippo os assaltantes desligaram as câmeras de segurança internas. Os equipamentos no exterior do imóvel mostram quando eles deixam o local, em um HB20, que já foi localizado pelos agentes.

Além do celular do engenheiro, foi encontrado na casa, caído no chão, um outro celular, que não é de ninguém da família e passará por perícia. O corpo do empresário foi levado para a cidade de Guaratinguetá, no interior do estado, onde será velado e enterrado.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.