Cidades em São Paulo e outros seis estados brasileiros estão em alerta amarelo, também conhecido como de perigo potencial, para tempestade acompanhada de granizo nas próximas horas, segundo o
Segundo o órgão, os municípios em alerta devem registrar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Apenas em São Paulo, 17 cidades estão incluídas no aviso. Existe ainda risco, classificado como baixo, para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Como existe risco para descargas elétricas e rajadas de vento, o Inmet pede que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado ainda que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Ao todo, mais de 1,1 mil cidades podem enfrentar tempestades com granizo nas próximas horas.
Além de São Paulo, o aviso meteorológico de ‘perigo potencial’ também atinge municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Confira cidades em alerta em São Paulo
- Caiuá
- Estrela do Norte
- Euclides da Cunha Paulista
- Marabá Paulista
- Mirante do Paranapanema
- Narandiba
- Panorama
- Piquerobi
- Pirapozinho
- Presidente Bernardes
- Presidente Epitácio
- Presidente Venceslau
- Rosana
- Sandovalina
- Santo Anastácio
- Tarabai
- Teodoro Sampaio
(Sob supervisão de Lucas Borges)