Ouvindo...

Setembro Amarelo 2025: mês de prevenção e conscientização sobre o suicídio

Campanha alerta para risco e destaca a importância de buscar ajuda

Setembro Amarelo começa com conscientização e prevenção ao suicídio

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização e prevenção do suicídio. A iniciativa, que existe há 20 anos, é a maior campanha mundial contra o estigma do suicídio. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro, mas a campanha tem ações durante todo o ano.

O lema de 2025 repete o do ano anterior: “Se precisar, peça ajuda!”, reforçando a importância de buscar apoio quando necessário.

Números no mundo e no Brasil

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, número que pode chegar a 1 milhão se considerados casos não reportados. No Brasil, são registrados quase 14 mil suicídios anualmente, ou cerca de 38 mortes por dia. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados ou tratados inadequadamente.

O suicídio é a quarta principal causa de morte entre os jovens

Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde mostram aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade entre adolescentes de 15 a 19 anos e de 45% entre 10 e 14 anos entre 2016 e 2021. Homens têm taxa de 12,6 mortes por 100 mil, enquanto mulheres apresentam 5,4 mortes por 100 mil.

Apesar de alguns países priorizarem a prevenção do suicídio, apenas 38 possuem estratégias nacionais específicas. No Brasil, a campanha enfatiza a importância de acompanhamento médico, informação e apoio emocional para evitar mortes.

Como pedir ajuda

Além dos postos de saúde, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio em todo o país, 24 horas por dia, pelo telefone 188. Em casos de risco imediato de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192.

(Sob supervisão Lucas Borges)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas