Agora no rádio...

Café com Notícia

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Brasileiros repatriados na Faixa de Gaza chegam a SP nesta quinta-feira (22)

Grupo de 12 pessoas, incluindo seis menores, desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo

Um grupo de brasileiros que estava na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Palestina, foi repatriado e desembarca na manhã desta quinta-feira (22) no Aeroporto Internacional Guarulhos, na Grande São Paulo. A previsão é que o avião pouse às 10h30.

A operação de resgate pelo governo brasileiro, planejada sob sigilo por segurança e negociada com autoridades locais, foi colocada em prática na última segunda-feira (19). Primeiro, o governo reuniu brasileiros e familiares que estavam em todo o território em um apartamento na cidade Deir al Balah, onde passaram uma noite.

Na madrugada de terça-feira (20), o grupo foi levado de ônibus até a fronteira com Israel, na área por onde entra a ajuda humanitária. De lá, seguiram para a Cisjordânia e, em seguida, foram transportados até Amã, capital da Jordânia, onde embarcaram em um voo comercial nesta quarta-feira (21).

De acordo com o Itamaraty, na chegada ao Brasil, os repatriados serão assistidos por uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ainda segundo o governo brasileiro, a nova repatriação atende a pessoas que não puderam deixar Gaza nas operações anteriores.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, 127 brasileiros e familiares diretos de nacionais foram retirados da Faixa de Gaza. Ao todo, 1.572 pessoas que se encontravam em Israel, na Cisjordânia ou em Gaza foram repatriadas pelo governo brasileiro.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.