Um grupo de brasileiros que estava na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Palestina, foi repatriado e desembarca na manhã desta quinta-feira (22) no Aeroporto Internacional Guarulhos, na Grande São Paulo. A previsão é que o avião pouse às 10h30.
A operação de resgate pelo governo brasileiro, planejada sob sigilo por segurança e negociada com autoridades locais, foi colocada em prática na última segunda-feira (19). Primeiro, o governo reuniu brasileiros e familiares que estavam em todo o território em um apartamento na cidade Deir al Balah, onde passaram uma noite.
Na madrugada de terça-feira (20), o grupo foi levado de ônibus até a fronteira com Israel, na área por onde entra a ajuda humanitária. De lá, seguiram para a Cisjordânia e, em seguida, foram transportados até Amã, capital da Jordânia, onde embarcaram em um voo comercial nesta quarta-feira (21).
De acordo com o Itamaraty,
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, 127 brasileiros e familiares diretos de nacionais foram retirados da Faixa de Gaza. Ao todo, 1.572 pessoas que se encontravam em Israel, na Cisjordânia ou em Gaza foram repatriadas pelo governo brasileiro.