Ouvindo...

Caso Vitória: suspeito de matar adolescente é apontado como stalker; saiba o que é stalking

Maicol Sales dos Santos teria uma coleção de fotos da adolescente no celular e vinha acompanhando a rotina dela desde 2024

Caso Vitória: veja os últimos passos da jovem, segundo polícia | CNN Brasil

Maicol Sales dos Santos, o principal suspeito de assassinar Vitória Regina de Souza, de 17 anos, teria acompanhado os passos da adolescente desde 2024. Esse aspecto fez com que os investigadores trabalhassem a teoria de que o homem de 28 anos fosse obcecado pela jovem e fosse um possível stalker.

Conforme informações da Rede Globo, a perícia encontrou uma coleção de fotos de Vitória no celular de Maicol. Também foram encontrados no dispositivo fotos de facas e de um revólver. Conforme o relatório, Maicol pode ter usado a arma para obrigar Vitória a entrar no automóvel dele sem gritar.

Testemunhas disseram à polícia que ouviram barulho na casa dele nesse mesmo dia. Além disso, afirmaram que o suspeito sabia que o carro do pai de Vitória, que sempre a buscava no ponto de ônibus, estava quebrado.

Afinal, o que é o crime de stalking?

O crime de Stalking, tem o nome vindo de um termo em inglês usado para denominar o ato de perseguir de forma contínua alguém, e foi promulgado no Brasil em 2021. O art. 147-A do Código Penal criminalizou a prática de perseguir pessoas forma reiterada e por qualquer meio. Conforme a lei, o sujeito que realiza tal prática ameaça a integridade física e psicológica da vítima e restringe a capacidade de locomoção e o direito a privacidade.

Em entrevista à Itatiaia em 2024 sobre o caso da artista plástica Kawara Welch, o advogado criminalista Bruno Rodarte explicou que a Justiça entende que as aproximações podem ser consideradas stalking quando não se tratam mais de coincidência, mas, sim, de uma postura reiterada que priva a pessoa de liberdade e interfere no psicológico dela. “Esses fatos devem ser imediatamente narrados às autoridades, seja da delegacia de polícia ou mesmo em um posto policial”, esclarece.

Qual a pena prevista para o crime de stalking?

“A pena prevista para esse crime é de seis meses a dois anos e multa. Dependendo do caso, ela pode ser aumentada, principalmente quando o crime é praticado contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres”, informa.

Rodarte destaca que no caso do crime de Stalking, para ser instaurada uma ação penal contra o agressor é necessário que a vítima faça a representação na Polícia Civil. “Por isso, é importante haver a manifestação da vontade da vítima. Assim que ela perceber que esses encontros, que essas abordagens, não são normais, a vítima deve denunciar à Polícia Civil”, pontua.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.