Ouvindo...

São Joaquim da Barra (SP) suspende aulas e decreta luto de três dias por morte de universitários

O acidente deixou 12 mortos e 21 feridos; as causas da batida ainda não foram esclarecidas, segundo o Corpo de Bombeiros

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira (20)

A Prefeitura de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, decretou luto de três dias pelos 12 estudantes universitários mortos em um grave acidente na rodovia Waldir Canevari, próximo à cidade.

As vítimas eram estudantes da Universidade de Franca (Unifran) e voltavam para casa, em São Joaquim da Barra, em um transporte universitário. Durante o trajeto, o coletivo foi atingido por uma carreta. Além dos 12 mortos, 21 pessoas ficaram feridas. Ainda não se sabe as causas do acidente.

Em nota, o município lamentou a tragédia e suspendeu algumas atividades esportivas, culturais e educacionais na cidade durante o período de luto.

O Chefe do Poder Executivo expressa suas sinceras condolências aos familiares, desejando que encontrem amparo e conforto neste momento de profunda dor. [...] A Prefeitura de São Joaquim da Barra coloca-se à disposição de todas as famílias e fornecerá todo suporte necessário neste momento de luto”, disse a prefeitura.

Leia também

A Unifran também decretou luto oficial na universidade por três dias.

"É com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia que nossos alunos tiveram seus sonhos interrompidos em um trágico acidente nesta madrugada. Em memória e respeito aos alunos, seus familiares, amigos e professores, a quem prestamos nossas condolências e profundo pesar, decretamos luto oficial de três dias”, divulgou a instituição.

A universidade também afirmou que está acolhendo os alunos, professores e familiares. “A Unifran coloca à disposição suporte e atendimento psicológico para sua comunidade acadêmica e todos aqueles diretamente afetados que necessitarem de apoio nesse momento difícil”, complementou.

Veja a nota completa da Prefeitura de São Joaquim da Barra:

“Com imenso pesar, a Prefeitura de São Joaquim da Barra lamenta o falecimento de 12 estudantes que retornavam de Franca em um ônibus de transporte universitário, o qual se envolveu em um trágico e grave acidente. O Chefe do Poder Executivo expressa suas sinceras condolências aos familiares, desejando que encontrem amparo e conforto neste momento de profunda dor. O Prefeito de São Joaquim da Barra, Wagner Schmidt, decretou luto oficial de três dias. Todas as atividades esportivas, culturais e educacionais foram suspensas durante o período. A Prefeitura de São Joaquim da Barra coloca-se à disposição de todas as famílias e fornecerá todo suporte necessário neste momento de luto”.

O acidente

Veja fotos de nove das 12 vítimas do acidente

Os jovens estavam em um ônibus, voltando da faculdade, quando o coletivo foi atingido por uma carreta. Além dos 12 mortos, 21 pessoas ficaram feridas. Ainda não se sabe o que causou o acidente.

A Polícia Civil prendeu o motorista da carreta por fuga de local, homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Ele está internado sob escolta policial na Santa Casa de Franca (SP). O suspeito realizou o teste do bafômetro, que deu o resultado negativo para o consumo de álcool.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.