Ouvindo...

Cidade de São Paulo registra 34ºC, maior temperatura do verão neste ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), através do Mirante de Santana, registrou a máxima de 34ºC às 15h dessa segunda-feira (17)

A cidade de São Paulo registrou 34ºC, a maior temperatura do ano e do verão 2024/2025, às 15h dessa segunda-feira (17). O termômetro convencional do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na zona norte da capital paulista, registrou a máxima oficial.

A maior temperatura de 2025 havia sido registrada no dia 22 de janeiro, com 33,9ºC. São Paulo está em meio à nova onda de calor que atinge o Sudeste do país. De acordo com o Inmet, a semana será marcada por temperaturas acima dos 33°C todos os dias.

Leia também:

O que diz o alerta do Inmet para a ‘terceira onda de calor’ no Brasil

Onda de calor com risco à saúde: veja como se proteger

Onda de calor: entenda o que é o ‘verão térmico’ e o porquê do aumento das temperaturas no Brasil

O registro mais alto de temperatura na capital paulista foi em 2014, quando os termômetros bateram 37,8°C, no dia 16 de outubro daquele ano. Por conta da alta acima do esperado nas temperaturas, a Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta de altas temperaturas para todo o território paulista de domingo (16) até amanhã (19).

Previsão do tempo para SP

A terça-feira (18) será mais um dia ensolarado e quente. No final da tarde e início da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e curta duração. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. Mínima de 23°C na madrugada e máxima de 34°C no meio da tarde.

Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram ainda que o volume de chuva de fevereiro até às 13h da tarde de hoje era de 159,0mm, o que corresponde a 73% dos 217,8mm esperados para o mês.

Para os próximos dias, há tendência de forte calor no decorrer da semana. Há previsão de novos recordes de temperatura máxima. Atenção especial com a hidratação de crianças e idosos. As pancadas de chuva acontecem no final das tardes e início das noites com até forte intensidade e acompanhadas de trovoadas.

Na quarta-feira (19), o cenário se repete. Os termômetros oscilam entre a mínima de 22°C ao amanhecer, e a máxima de 34°C no meio da tarde. As chuvas serão isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Leia mais