Ouvindo...

Onda de calor: Defesa Civil emite alerta de altas temperaturas em SP até quarta-feira (19)

As máximas podem chegar a 38°C na região de Itapeva e Vale do Ribeira, 36°C na Baixada Santista e nas regiões de São José dos Campos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta de altas temperaturas para todo o território paulista até quarta-feira (19). De acordo com o órgão, a atuação de uma massa de ar quente deve aumentar a sensação de calor e de tempo abafado em diversas regiões do estado.

As máximas podem chegar a 38°C na região de Itapeva e Vale do Ribeira, 36°C na Baixada Santista e nas regiões de São José dos Campos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente, 35°C no Litoral Norte e nas regiões de Bauru e Araraquara, 34°C nas regiões do Vale do Paraíba, Presidente Prudente, Barretos e Franca e 33°C nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba.

Leia também:

O que diz o alerta do Inmet para a ‘terceira onda de calor’ no Brasil

Onda de calor com risco à saúde: veja como se proteger

Onda de calor: entenda o que é o ‘verão térmico’ e o porquê do aumento das temperaturas no Brasil

A Defesa Civil pede que a população evite exposição ao sol das 10h às 16h, além de incentivar a utilização de proteção solar, bonés ou chapéus e roupas leves. Além disso, destaca a importância de se hidratar adequadamente. Deve-se ainda ter atenção especial em relação a idosos e crianças pequenas, mais vulneráveis ao calor.

A Defesa Civil também alerta aos cuidados com os animais de estimação, que devem ser mantidos na sombra —mas não dentro de carros estacionados, por exemplo— e com oferta de água, evitando-se passeios nos horários mais quentes do dia.

Previsão do tempo para SP

A manhã de segunda-feira (17) começou com céu claro e sensação de calor. A rede de estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo aponta a média de 22ºC. Não há ocorrência de chuva em toda a faixa leste do estado. No decorrer do dia, sol entre poucas nuvens com temperatura máxima prevista de 34°C. Os índices de umidade do ar declinam bastante, com valores mínimos ao redor dos 32%.

Nos próximos dias o calor se intensifica, com probabilidade de novo recorde de temperatura máxima do ano no início da semana. A maior média da temperatura máxima do ano permanece a registrada em 22 de janeiro, com 33,6°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, que é aquele valor registrado em um único local, foi registrada na estação meteorológica de Perus, na Zona Norte, com 35,9°C também em 22 de janeiro.

Na terça-feira (18), a sensação de tempo abafado será observada desde a madrugada, com termômetros na marca dos 22°C e céu com poucas nuvens. No decorrer do dia o sol vai predominar entre poucas nuvens, promovendo a rápida elevação das temperaturas, com máxima prevista de 33°C e percentuais mínimos de umidade ao redor dos 33%. Entre o meio e o fim da tarde, com a chegada da brisa marítima combinada com o forte calor, são esperadas pancadas isoladas de chuva rápida, com baixo volume.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Leia mais