Ouvindo...

Rio de Janeiro enfrenta crise hídrica após manutenção no sistema Guandu

Mais de 20 bairros da capital e sete cidades da Baixada Fluminense sofrem com falta d'água há pelo menos quatro dias; normalização está prevista para domingo

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro enfrenta uma grave crise hídrica que já dura pelo menos quatro dias, afetando mais de 20 bairros da capital fluminense e sete cidades da Baixada Fluminense. O problema teve início na última terça-feira (26), quando a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) realizou uma paralisação programada no sistema Guandu para manutenção preventiva. Veja a reportagem no vídeo acima.

O sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio e na Baixada Fluminense. A manutenção anual visa garantir o pleno funcionamento do sistema durante o verão, período em que opera em sua capacidade máxima devido ao aumento do consumo de água.

Apesar de a manutenção ter sido concluída dentro do prazo estipulado, o retorno do abastecimento está sendo realizado de forma gradativa a pedido das concessionárias Iguá Saneamento e Águas do Rio, que executavam reparos na rede de distribuição. Esta situação provocou um desabastecimento generalizado em diversos pontos da Região Metropolitana.

Leia também

Impactos do desabastecimento

O problema afetou não apenas residências, mas também escolas e unidades de saúde, que precisaram recorrer a carros-pipa e, em alguns casos, cancelar cirurgias eletivas. Bairros das Zonas Norte, Centro e Sul do Rio de Janeiro, atendidos pela concessionária Águas do Rio, ainda enfrentam falta d'água. Na Baixada Fluminense, municípios como Belford Roxo, Duque de Caxias e Mesquita também foram impactados.

Na Zona Oeste, diversos bairros como Campo Grande, Senador Camará e Rio das Pedras continuam sem abastecimento. A CEDAE afirma que a manutenção do sistema Guandu já foi concluída e que este opera com 100% da capacidade. No entanto, as concessionárias Iguá Saneamento e Águas do Rio informam que a normalização completa do abastecimento só ocorrerá até o meio-dia deste domingo, 1 de dezembro.

*Esta reportagem foi produzida com auxílio de Inteligência Artificial e editada por um jornalista da Itatiaia.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.