A partir desta segunda-feira (29), uma nova audiência no Tribunal de Apelação de Paris vai discutir se as
O julgamento deve durar cerca dois meses.
Novo julgamento é a ''última cartada’’
Em 1º de junho de 2009, o Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico poucas horas após a decolagem do Rio de Janeiro. As 228 pessoas a bordo morreram, entre elas, passageiros de 33 nacionalidades, incluindo 72 franceses e 58 brasileiros.
A investigação confirmou que o acidente foi causado pelo congelamento das sondas de velocidade Pitot, em condições meteorológicas adversas próximas à Linha do Equador.
Se condenadas, Air France e Airbus poderão ser multadas em até 225 mil euros cada (cerca de 1,4 milhão de reais).
Em primeira instância, o Tribunal Correcional de Paris reconheceu “imprudência” e “negligência”, mas concluiu que não havia prova definitiva de vínculo causal entre a falha técnica e o acidente. Ainda assim, reconheceu responsabilidade civil das empresas.
Ao todo, 281 das 489 partes civis constituídas no processo aderiram ao recurso. Para muitos familiares, este julgamento é “a última cartada” para buscar justiça.
“Queremos uma Justiça combativa que vá além dos limites para condenar duas multinacionais europeias e dizer-lhes: ‘Vocês cometeram erros, devem reconhecê-los”, declarou Philippe Linguet, irmão de uma vítima.
A Air France é acusada de não fornecer treinamento adequado aos pilotos sobre situações de congelamento das sondas Pitot e de não informar suficientemente suas tripulações, acusações que a companhia nega.
Já a Airbus, responde por supostamente subestimar a gravidade das falhas dessas sondas e por não adotar medidas urgentes para alertar companhias aéreas. A empresa também nega as acusações.
“A Airbus cooperará plenamente com o julgamento, que começa em 29 de setembro, para esclarecer melhor as causas deste trágico acidente, em linha com o compromisso total da empresa com a segurança aérea”, afirmou a fabricante.
Como será o cronograma
O cronograma prevê que o primeiro mês seja dedicado a depoimentos de testemunhas e peritos. Os interrogatórios dos representantes da Airbus e da Air France estão previstos para 27 de outubro.
Com agências
(Sob supervisão de Marina Dias)