Morreu nesta sexta-feira (8), aos 74 anos, Dom Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, o príncipe imperial do Brasil, no Rio de Janeiro. Ele era irmão do Príncipe Dom Bertrand de Orleans de Bragança, atual chefe da Casa Imperial do Brasil.
Cinco pessoas da Família Imperial brasileira ainda são vivos, sendo eles: Dom Bertrand, Dom Rafael, Dona Maria Gabriela, Dona Eleonora e Príncipe Henri de Orleans e Bragança.
Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança é o atual chefe da Casa Imperial do Brasil e é ‘legítimo depositário dos direitos ao Trono e à Coroa do Brasil’, segundo a Casa Imperial.
Dom Rafael Antonio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança é o Príncipe do Grão-Pará. Ele é o terceiro dos quatro filhos de Dom Antonio e da esposa, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.
Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança também é filha de Dom Antônio, sendo a mais nova dos quatro.
Dona Eleonora Maria Josefa Rosa Philippa Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança de Ligne é a oitava dos 12 filhos de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança. É casada com o príncipe Michel de Ligne, com quem teve dois filhos, Alix e Henri de Ligne, e dois netos, Olympia e Guy de Dampierre.
Por fim, o último membro da Família Imperial é o príncipe Henri Antoine Gabriël Wauthier Marie Lamoral de Ligne. Ele é o mais novo de dois filhos do príncipe Michel de Ligne com Dona Eleonora de Orleans e Bragança.
Morte de Dom Antonio
Dom Antonio de Orleans e Bragança morreu nesta sexta-feira (8), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, com um quatro de insuficiência respiratória, e será velado na igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na Glória.
Dom Antônio nasceu em 24 de junho de 1950 e é o sétimo de 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e da Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança. Em 1951, a família se mudou para o Paraná e, em 1965, mudaram-se para Vassouras, no RJ.
Dom Antônio estudou no Colégio de Jacarezinho e no Colégio Vassouras. Formou-se em Engenharia Civil na antiga Universidade de Barra do Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Se casou em 26 de setembro de 1981 com a princesa Dona Christine de Ligne, na Igreja de Saint-Pierre, em Beloeil, na Bélgica. O casal teve quatro filhos: Príncipe Dom Pedro Luiz, Princesa Dona Amélia, Príncipe Dom Rafael e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança. Os dois têm dois netos: Joaquim e Nicholas.