A semana começa com alerta para chuva forte em quase todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. O calor, a alta umidade e a chegada de uma nova frente fria aumentam o risco de temporais nessas regiões.
De acordo com a Climatempo, o risco maior é
As únicas áreas fora do risco de chuva forte nesta segunda-feira são o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além do centro e do norte do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória. No sul capixaba, pode chover de forma moderada a forte.
As regiões metropolitanas de São Paulo e Campo Grande estão dentro da área de alerta maior para temporais nesta segunda-feira. As duas capitais podem ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Já no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, a expectativa é de pancadas de chuva moderadas a fortes durante a tarde e à noite. Em Vitória, pode chover, mas a previsão não indica chuva forte.
Nuvens bastante carregadas devem se formar ao longo da semana sobre a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Isso acontece por causa do aumento da umidade e do calor, que favorecem a formação de nuvens do tipo cumulonimbus. Essas nuvens têm potencial para provocar chuva volumosa em pouco tempo, ventos fortes e até queda de granizo.
O risco de temporais é maior em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, os primeiros estados a serem impactados pela nova frente fria que avança do Sul do Brasil. A aproximação dessa frente fria também favorece a formação de nuvens carregadas sobre o sul de Goiás, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro.
Nessa terça-feira (14), a frente fria deve continuar avançando pela costa da região Sudeste, alcançando o Rio de Janeiro. Com isso, aumentam as chances de chuva forte também no Espírito Santo, em Minas Gerais e em Goiás. A expectativa é de que o sistema alcance a costa capixaba durante a quarta-feira (15).
(Sob supervisão de Aline Campolina)